Maria, Mãe e Serva do Senhor.


 

      “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra.” (Lc 1,38)

Meditando essa frase do Evangelho, Chiara Lubich escreveu: Para realizar seus planos, Deus precisa unicamente de pessoas que se entreguem a Ele com toda a humildade e a disponibilidade de uma serva. Maria – autêntica representante da humanidade, cujo destino é por ela assumido – com sua atitude abre completamente o caminho para a atividade criadora de Deus. Mas o termo “servo do Senhor” não era só uma expressão que indicava humildade; era também o título de nobreza atribuído aos que prestavam grandes serviços à história da salvação, como Abraão, Moisés, Davi e os profetas. Assim, utilizando essa mesma expressão, Maria afirma também toda a própria grandeza.

As Missionárias Serva do Senhor assim, como Maria, Mãe e Serva é chamada a ser contemplativa na ação no meio do mundo, servindo a Deus e ao povo. Vivendo uma vida de simplicidade e amorosidade para com aqueles que o senhor nos confia, aonde a Igreja precisar, revelando a todos a paterna bondade de Deus.

Tendo como espiritualidade: Vigorosa, Cristocêntrica, Marial e Eclesial. As Missionárias Serva do Senhor, são convidadas a inspira-se constantemente em Maria, Mãe e serva do Senhor, vivenciando aquilo que Nossa Senhora fez ao ouvir o chamado para ser mãe do Salvador. O seu sim, foi logo seguindo de serviço e amor ao próximo. Podemos contemplar este zelo pelo serviço da virgem Maria, logo quando recebeu a visita do anjo e soube da gravidez de sua prima Isabel. Colocando-se apressadamente para servir a sua prima que estava gravida e já era de idade avançada, (Lc 1;39.)

Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

 As Irmãs Serva do Senhor se esforçam, para viver esse versículo do Evangelho e acolher a Palavra de Deus, assim, como Maria fez: … com toda a disponibilidade, sabendo que não é de origem humana. Sendo Palavra de Deus, contém em si a presença de Cristo.

Também as jovens interessadas em ser Missionária Serva do Senhor, podem descobrir a presença de Deus em suas vidas e escutar aquela “palavra” que Ele dirige a cada uma que é chamada a ser serva, convidando-as a realizar na história, aqui e agora, a nossa pequena parte do seu grande desígnio de amor. É verdade que a nossa fragilidade, somada a uma impressão de não sermos adequados, pode nos paralisar. Então, lembremos da palavra do Anjo: “Para Deus nada é impossível” (Lc 37) e confiemos no seu poder, mais do que nas nossas forças.

 E com ativíssima prontidão coloque-a em prática, momento por momento. Respondendo sim ao chamado de Deus e o convite de ser Serva do Senhor tendo como modelo de verdadeira vocacionada a virgem Maria. Se você agir dessa forma, o mundo verá novamente Cristo passar no meio do povo. Perguntamo-nos: de que modo posso ser uma serva do Senhor? Resposta simples: Inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva: Eis -me aqui Senhor!

Que Maria, a mãe e Serva do Senhor interceda por todas nós e que o Senhor continue suscitando operários para vossa messe. Maria, mãe e Serva, rogai por nós! Amém.

 Ir. Jilmara Almeida Amorim, MsS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário