O Brasão do Instituto




Maria Santíssima modelo e inspiradora para a servas do Senhor se mostra presente de braços abertos. Exemplo de mãe e mulher que se disponibilizou inteiramente ao serviço contribuindo para a salvação da humanidade. Testemunhou corajosamente e consciente da responsabilidade confiou incessantemente em Deus Pai dando seu sim: “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38)
         Mãos erguidas para receber o Espirito Santo. Espirito que fortalece, anima e encoraja dando sabedoria para tomar decisões e pôr em pratica. Acima da cabeça se encontra uma pomba fazendo chover sobre ela o Espirito santificador e os sete Dons do Espirito Santo ou frutos do Espirito que no batismo de Jesus desceu em forma de pomba (Lc 3,22), já no cenáculo desceu em forma de línguas de fogo quando estavam os apóstolos e Maria reunidos (At 2,3). Sendo filho de Deus quis ser batizado e testemunhar tudo aquilo que verbalizou na sua pregação na vida pública. Maria não iria fazer diferente nos ensina que só se dar e transmite aquilo que se tem! A Missionária Serva do Senhor é convidada a contemplar, meditar, venerar e amar a mãe do Senhor e renovar o seu sim dia após dia, convicta que é na humildade dos pequenos gestos e ações que o Cristo se manifesta impulsionando e encorajando para as águas mais profundas.
Foi abastecendo o ser com orações, simplicidade e atitudes que Maria entrou na história da salvação deixando seu legado de modo que só ela poderia fazer.
         O globo significa toda a humanidade. Maria olha e zela por todos sem exceção! Ela é Mãe de Deus e nossa mãe, os braços abertos além do que já falamos da disposição para receber as graças de Deus é também sinal de quem acolhe no seu regaço cada filho e filha assim como segurou Jesus recém-nascido em seus braços, ensinou dar os primeiros passos e mesmo aos pés da cruz enquanto todos fugiram ela se encontrava de pé e segurou novamente ao ser descido da cruz. Ela sabe as cruzes que cada filho carrega e por amor o seu olhar está voltado para nós homens e mulheres.
Maria representa para cada missionaria a mulher da acolhida redentora! Quem há exerceu melhor que aquela que acolheu em seu ventre o salvador? Ela foi a primeira a experimentar a gratidão de doar tudo o que tem, ou seja, se entregar inteiramente. Nos ensina que só é possível quando deixamos Deus agir nos tornando seu instrumento, se abrindo a sua santa vontade.
         “Humanizar e Evangelizar” é o lema de vida das Missionarias Servas Do Senhor. A nossa missão de evangelizar se concretiza na humanização daqueles que vivem à margem da sociedade, os humilhados e abandonados. Falar de Deus, seus ensinamentos e do seu desejo, que todos vivão com dignidade, se dar pela humanização. Ações que colaborem para integração no mundo moderno vivenciando cada instante na presença do Senhor, na certeza que ele é Senhor e autor de tudo de bom que nos rodeia, ele é o Rei dos reis (Fl 2,11). Isto é evangelizar com testemunho, colaborando para fazerem a experiência de um Deus presença, presente no irmão que proporciona uma intimidade maior através dos sacramentos, com o próprio Deus, sentindo o desejo de também colaborar com o plano divino da salvação transmitindo aos outros as alegrias de estar unido ao Mestre consciente de que a evangelização acontece quando se faz bem o que está ao alcance exercendo bem a vocação escolhida.
         O instituto está colocado sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe e serva do Senhor, São José e Dos santos apóstolos e tem por modelo os primeiros cristãos e os santos missionários (Reg §2) e cada um de seus membros nas suas fraternidades, na realidade que se encontra se empenha em valorizar o ser humano, independente da sua realidade, ajudando a resgatar o valor do bem tão precioso: A VIDA.


                                                           Ir. Maria Aparecida A. da Silva, MsS

Nenhum comentário:

Postar um comentário