História do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 


Irmãs Missionárias Servas do Senhor.

 A história das Irmãs Missionárias Servas do Senhor começou no dia 25 de Março de 1986, com um grupo de moças sob a orientação do Padre Edson Santana Oliveira, ou simplesmente padre Edson como todos os Paroquianos e amigos chamavam, carinhosamente até hoje para o povo de Conceição do Jacuipe/BA é padre Edson como para o povo de Feira de Santana é Monsenhor.

Homem que procurou sempre ter uma vida dedicada, totalmente voltada à evangelização e concentrada no atendimento dos mais pobres, de modo especial às crianças, fundando escolas paroquiais, atendimento aos surdos mudos, fundado postos médicos, curso de enfermagem e cursos para parteiras e práticas; o carinho para com o homem do campo, fundando casa de farinha comunitária e acolhendo a todos como verdadeiros filhos de Deus e o seu acolhimento especial aos ciganos. Foi reconhecido pela a pastoral dos nômades que lhe ortogou o titulo de Apostolo dos Ciganos. Sempre os colegas e o bispo diocesano de Feira de Santana, Dom Silvério Albuquerque, que deu a nossa primeira aprovação Canônica, Como Instituto Religioso. Afirmava que padre Edson é um padre diocesano com Espírito Missionário.

Padre Edson percorrendo todo o município de Conceição do Jacuipe e Amélia Rodrigues, Paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Lapa, recôncavo baiano, terras das usinas de açúcar e pregando em período de férias as Santas Missões populares na equipe dos freis Capuchinhos da Província de Nossa Senhora da Piedade, Bahia e Sergipe, indo assim ao encontro dos mais simples, dos pobres. Eis que descobre um mundo mais periférico ainda, o homem do campo- zona rural e os Ciganos que nada sabem do Evangelho e da Igreja vivem uma religião Supersticiosas, sem nenhuma assistência humana, no que é primordial, como comida, remédio, assistência medica, escola etc. Penalizado com essa situação, ele pensou em organizar uma equipe missionária que gastassem suas vidas em favor dos mais esquecidos da Igreja e da sociedade.

E assim, com a benção de Deus e da Igreja particular de Feira de Santana, na pessoa do nosso querido e terno pastor e benfeitor, Dom Silvério Albuquerque, surgimos na Igreja, como nova família religiosa com o nome de Instituto Missionário Servas do Senhor.

Diariamente, meditamos nas palavras do nosso fundador, padre Edson, depois Monsenhor e hoje Dom Edson, bispo Diocesano de Eunápolis, Bahia: “Eu vos acolhi como minhas filhas na caridade e no bem que desejo fazer as pessoas; por isso, sois o eco do meu coração; não podendo me multiplicar para ir a diversas partes fazer o bem á humanidade, faço-os por vosso intermédio, razão porque vos congreguei.”.

O Carisma e a Espiritualidade das Missionárias Servas do Senhor.

Vejo em Deus uma pessoa cheia de amor. Para mim Deus é total misericórdia, compassivo ao extremo, cheio de amor pela humanidade. E o gesto concreto do amor do Pai foi justamente Jesus Cristo que ele enviou ao mundo.

Ao Contemplo o Mistério da Encarnação, contemplo a Eucaristia, a cruz, vida, morte e Ressurreição de Jesus e me extasio diante de tanto amor de Deus por nós.

Apegando se também a Maria, Mãe e Serva, faço de tudo para dar uma resposta positiva a esse amor. Por isso procuro transmitir á equipe missionária uma espiritualidade Vigorosa: Cristocêntrica, Marial e Eclesial.

Cristocêntrica – devoção ao Coração Eucarístico de Jesus.

Marial- devoção ao coração Imaculado de Maria, como Mãe e Serva guardava no seu coração as palavras.

Ela nos ensina a Escutar e Adorar, Mãe, porque dando-nos Jesus, nos deu a vida, e oferecendo logo a vida de seu filho no calvário, nos gerou á vida  da graça.

Maria, Mãe e Serva é, pois, presença forte na minha vida e espero que seja para cada membro do Instituto.

Eclesial – Ser, pensar, sentir, agir com a Igreja.

As Irmãs Missionárias Servas do Senhor realizam sua vocação em fraternidade, em equipe, procurando testemunhar o Evangelho e a colocar-se a serviço de Deus e da humanidade.

Quem são os pobres e abandonados para as Irmãs Missionárias Servas do Senhor? São os menos atingidos pela presença da Igreja, dando preferência aos mais pobres materialmente e aos empobrecidos pelo sistema injusto e opressor em que vivemos. Por isso, os aspectos de denúncia das estruturas de pecado, o anúncio do Evangelho e a convocação para a união e organização em Comunidades eclesiais, devem ser marcantes em sua atividade missionária, de modo que possa emprestar sua voz aos que não têm voz e nem vez. Este compromisso da Irmã Missionária Serva do Senhor com os pobres parte de sua identificação com Jesus Cristo, que veio para Servir (Mc. 10,45). Foi essa a própria razão de ser da fundação do Instituto Missionário Servas do Senhor.

Também a Salvação que a Irmã Missionária Serva do Senhor anuncia não é só depois da morte. Lá será a plenitude, mas ela deve ser realizada e inaugurada aqui e agora.

A Evangelização é integral, atingindo não só a alma, mas o homem todo em todas as suas dimensões: Pessoal, familiar, Social, econômica, política, etc. Onde está o homem, aí está Jesus Cristo e seu Evangelho; foi aí que a Irmã Missionária encontrou o seu lema de vida: Humanizar e Evangelizar.

Outra característica marcante do trabalho da Irmã Missionária Serva do Senhor é o dinamismo Missionário. Esse dinamismo faz com que ela nunca para muito tempo em um mesmo lugar.

Chamemos essa atitude de “êxodo” Êxodo (saída, partida) é a desinstalação, desligamento de uma vida fácil, organizada e conhecida, rumo a algo novo, sem infra- estrutura e desconhecido. O êxodo é uma virtude da missionária, que não o deixa “criar raízes” em lugar nenhum da terra. Só criará no céu. Aqui é sempre peregrina de Deus.

 

Carisma.

“Testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-se a serviço de Deus e dos homens, inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário