Maria, Mãe e Serva do Senhor.


 

      “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra.” (Lc 1,38)

Meditando essa frase do Evangelho, Chiara Lubich escreveu: Para realizar seus planos, Deus precisa unicamente de pessoas que se entreguem a Ele com toda a humildade e a disponibilidade de uma serva. Maria – autêntica representante da humanidade, cujo destino é por ela assumido – com sua atitude abre completamente o caminho para a atividade criadora de Deus. Mas o termo “servo do Senhor” não era só uma expressão que indicava humildade; era também o título de nobreza atribuído aos que prestavam grandes serviços à história da salvação, como Abraão, Moisés, Davi e os profetas. Assim, utilizando essa mesma expressão, Maria afirma também toda a própria grandeza.

As Missionárias Serva do Senhor assim, como Maria, Mãe e Serva é chamada a ser contemplativa na ação no meio do mundo, servindo a Deus e ao povo. Vivendo uma vida de simplicidade e amorosidade para com aqueles que o senhor nos confia, aonde a Igreja precisar, revelando a todos a paterna bondade de Deus.

Tendo como espiritualidade: Vigorosa, Cristocêntrica, Marial e Eclesial. As Missionárias Serva do Senhor, são convidadas a inspira-se constantemente em Maria, Mãe e serva do Senhor, vivenciando aquilo que Nossa Senhora fez ao ouvir o chamado para ser mãe do Salvador. O seu sim, foi logo seguindo de serviço e amor ao próximo. Podemos contemplar este zelo pelo serviço da virgem Maria, logo quando recebeu a visita do anjo e soube da gravidez de sua prima Isabel. Colocando-se apressadamente para servir a sua prima que estava gravida e já era de idade avançada, (Lc 1;39.)

Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

 As Irmãs Serva do Senhor se esforçam, para viver esse versículo do Evangelho e acolher a Palavra de Deus, assim, como Maria fez: … com toda a disponibilidade, sabendo que não é de origem humana. Sendo Palavra de Deus, contém em si a presença de Cristo.

Também as jovens interessadas em ser Missionária Serva do Senhor, podem descobrir a presença de Deus em suas vidas e escutar aquela “palavra” que Ele dirige a cada uma que é chamada a ser serva, convidando-as a realizar na história, aqui e agora, a nossa pequena parte do seu grande desígnio de amor. É verdade que a nossa fragilidade, somada a uma impressão de não sermos adequados, pode nos paralisar. Então, lembremos da palavra do Anjo: “Para Deus nada é impossível” (Lc 37) e confiemos no seu poder, mais do que nas nossas forças.

 E com ativíssima prontidão coloque-a em prática, momento por momento. Respondendo sim ao chamado de Deus e o convite de ser Serva do Senhor tendo como modelo de verdadeira vocacionada a virgem Maria. Se você agir dessa forma, o mundo verá novamente Cristo passar no meio do povo. Perguntamo-nos: de que modo posso ser uma serva do Senhor? Resposta simples: Inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva: Eis -me aqui Senhor!

Que Maria, a mãe e Serva do Senhor interceda por todas nós e que o Senhor continue suscitando operários para vossa messe. Maria, mãe e Serva, rogai por nós! Amém.

 Ir. Jilmara Almeida Amorim, MsS.

Live Vocacional- Vocação Leiga e Catequista.


Gente, é isso mesmo, já estamos caminhando para o último domingo do mês vocacional! 

E para fecharmos com chave de ouro, teremos a participação de leigos engajados e comprometidos com o anúncio do Reino nas mãos diversas áreas pastorais da nossa Igreja!

Conecte conosco e não fique fora dessa! 


@missionariasservitanas 


Apostolado do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 



Jesus vive e é o Senhor! Para a glória de Deus pai!

 Nosso Apostolado

A palavra grega 'apostoloi' significa enviado. Faz referência ao chamamento que Jesus Cristo faz aos apóstolos para continuarem com a sua própria missão: anunciar o reino de Deus por todo o mundo. “vós sois o eco do meu coração” eis a frase que o Espírito Santo suscitou no coração do nosso fundador Dom José Edson, tendo intima relação com o desejo de nosso Senhor o mesmo deseja que aquelas que assumirem esta vida alcancem as mais diversas realidades para levar a humana divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A vida religiosa consagrada é uma das diversas vocações na Igreja, tão necessária quanto qualquer uma delas. Portanto, o apostolado das irmãs Servitanas na Igreja é indispensável para a propagação do reino de Deus. Como missão apostólica somos chamadas a ser “o sal da terra” e “a luz do mundo” e partindo deste princípio a serva de SENHOR deverá dar testemunho, pela palavra e pela vida, da mensagem de Jesus Cristo na realidade em que se encontra, no seu cotidiano. É por meio do apostolado que estamos presente nos mais diversos ambientes da sociedade de modo especial onde a igreja mais necessita.

Atualmente, nós estamos em cinco dioceses, e nessas desenvolvemos a missão em Três creches, duas instituições de longa permanência e três casas de missão pastoral.

“O apostolado exercita-se na fé, na esperança e na caridade, virtudes que o Espírito Santo derrama no coração de todos os membros da Igreja”

Portanto, Apóstolo é o cristão que se sente enxertado em Cristo, identificado com Cristo, é nesta constante busca que nós vivemos com intensidade a missão de devolver a dignidade humana daqueles que mais necessitam para então alcançar os seus corações com o evangelho vivo que é o nosso testemunho.

Ir. Viviane Melo,MsS

Saudação do Instituto Missionário Servas do Senhor!


 

Jesus Vive e é o Senhor! Para a Glória de Deus Pai! Fazendo  alusão da Saudação do Instituto com o mês Vocacional, 2022 que tem como tema: "Cristo Vive! Somos suas testemunhas" Lema: "Eu vi o Senhor!" Maria Madalena, viu o Senhor, e os discípulos e foram logo anunciar com muita alegria, sendo assim testemunhas do Cristo Ressuscitado.

"Cristo Vive!"  "Ele é nossa esperança e a mais bela juventude desse mundo!
Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida." Papa Francisco.
Um vislumbro da Glória e da majestade de Jesus vive  e é o Senhor, faz com que fiquemos fascinados por Ele, e revelam o quanto Ele é exaltado.

A Glória de Jesus, é o motivo pelo qual, Ele venceu o pecado e a morte. "Já estou crucificado com Cristo,  e vivo, não mais eu, mas Cristo que vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus." (São Paulo aos Gálatas).
Portanto,  nosso Pai Fundador, foi inspirado pelo Espírito Santo, ao escrever  essa saudação:..
Nós Irmãs somos bastante gratas a Dom José Edson.

Irmã Virgília Maia dos Santos MsS.

Live Vocacional- Vida Consagrada

 


Estamos caminhando para o Terceiro domingo do Mês Vocacional e você não pode perder essa! 

Estaremos prontas para um bate papo sobre a Vida Consagrada Religiosa, contando com a participação ilustre da nossa Madre Maria Ramos, da Irmã Viviane, da noviça Irmã Jamile e da nossa vocacionada Melissa.

Venha ouvir um pouco mais sobre o chamado dessas nossas irmãs que generosamente deram seu o SIM e da jovem que está buscando corresponder o seu chamado. Não fique fora dessa!

Venha ser Servitana, venha ser Feliz! 

.

.

.

@missionariasservitanas 

Lema de vida das Irmãs Missionárias Servas do Senhor.


 Jesus Vive e é Senhor, para a glória de Deus Pai.

O Instituto Missionário Servas do Senhor, apresenta sua espiritualidade e missão através do lema de vida que ocupa um lugar de destaque no quotidiano de cada irmã: “Humanizar e Evangelizar''. É esta a maneira pela qual vivemos o mandato de Cristo. Com um olhar atencioso podemos compreender que ao criar a humanidade, Deus nos amou por primeiro ( 1Jo 4, 19), nos constituiu cuidadores da criação, nos abençoou e na plenitude dos tempos fez-se Homem. Jesus, o verbo feito carne é para nós o “atendimento humanizado” e humanizador de Deus.

É Ele o Centro de nossa existência, de nossas buscas, de nossas respostas. Cada irmã Servitana abraça o ideal de, primeiramente, dignificar aqueles que são colocados por Deus em suas vidas nas diversas ações missionárias em que estão inseridas. Oportunizando, assim, uma experiência profunda com o Acolhimento Redentor, revelando-lhes a paternal bondade e o amor misericordioso de Deus Pai e sucessivamente apresentando a proposta de Jesus, o seu Evangelho, a caminhada de discípulo-missionário na Igreja.

A “humanização” é a restauração da dignidade (Imagem e Semelhança do Divino), o ser humano foi feito integral, e integral deve ser alcançado e liberto na e da realidade que lhe oprime, para viver definitivamente o que Deus nos outorgou por meio do Cristo, que é a verdadeira e perfeita dignidade. A evangelização não é apenas anunciar as grandezas de Deus mas também é conhecer de fato Seus propósitos revelados antes e durante toda a história humana, somos obra de sua criação, sendo assim pertencemos a Ele.

Deste modo, a exemplo de Maria, mãe e serva do Senhor, a Servitana compromete-se  a evangelizar através de uma ação missionária humanizadora, buscando sempre na oração força e sustento para ser para os pequeninos sinal da Misericórdia e acolhida Redentora.

Ir. Thays Fontineles MsS

Live Vocacional - Vocação Matrimonial

 

Domingo (14/08) será o nosso segundo encontro nas nossas redes sociais e o tema será a Vocação Matrimonial! 

Você é o nosso convidado! 

Marque aí na sua agenda, coloque seu celular para te recordar e vamos juntos meditar sobre a vida a dois, o matrimônio!

@missionariasservitanas

Carisma do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 


Jesus Vive e é Senhor, para a glória de Deus Pai.

A etimologia da palavra Carisma traz uma variedade de conceitos e interpretações, cada uma com suas especificidades e de modo particular, sua riqueza. A palavra vem do grego kharisma, que quer dizer Graça, Dom. Já o apóstolo Paulo dizia ser "o Dom da Graça de Deus". (1 cor 12,ss).  Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, (n° 160), "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém, para o bem do homens, (humanidade), para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja.

Falar de Carisma em nossa família Religiosa, é falar da força que impulsiona o projeto pastoral do então, Padre Edson, depois monsenhor Edson, o qual, como ele mesmo diz, não foi uma ideia isolada da cabeça dele, mas da gratuidade e Paterna Bondade do Senhor para com ele. E um grande testemunho do nosso Pai Fundador,  além da simplicidade e desprendimento, é  a confiança na Providência Divina. Dom Edson, como um Homem de Deus, que sempre buscou escutar e fazer a vontade do Senhor em sua vida, também de forma generosa, deu seu Sim a Deus, nos constituindo e nos congregando. 

 O Carisma do Instituto Missionário Servas do Senhor, é  "Testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-se a serviço de Deus e dos homens, inspirando constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor."  Somos chamadas, antes de  tudo, a nos tornar mulheres de Deus, pois tudo que realizamos, revelamos  de fato À quem pertencemos, Jesus Cristo! Uma característica própria da Serva, é a vida de Oração, a vida fraterna, a alegria da pertença, o acolhimento uma às outras,  e a incansável doação de si, sem reservas, aos irmãos necessitados, sempre tendo como inspiração, Maria Santíssima A Mãe e Serva do Senhor.

A convivência fraterna, expressão da Vida Comunitária, nos fortalece enquanto laços espirituais,  prevalecendo a relação de intimidade com O Senhor, pois somos animadoras umas das outras. E como diz nossa regra, "em tudo, podemos e devemos contar com nossas irmãs de ideal."

Peçamos ao Espírito Santo que infunda em nós cada vez mais , um profundo amor pela Mãe Igreja, pela propagação da nossa família Religiosa e pela humanidade.

Texto: Ir Lilian Menezes Souza, MSS

IMSS História de Amor a Igreja de Cristo.



 JESUS VIVE E É O SENHOR. PARA GLÓRIA DE  PAI.

Nós irmãs Missionarias Servas do Senhor começamos em 25 de março de 1986, com um grupo de moças sob a orientação de Padre Edson Santana Oliveira. Homem de oração, devoção a Maria, grande amor a Eucaristia e a Igreja. 

Procurou sempre ter uma vida dedicada totalmente voltada a evangelização e concentrada ao atendimento aos mais pobres. O carinho para com o homem do campo e o acolhimento especial aos ciganos. 

Ele no seu trabalho de evangelização descobre um mundo periférico, o homem do campo (zona rural)e os ciganos  nada sabe do Evangelho e da Igreja, vive uma religião supersticiosa sem nenhuma assistência humana, no que é primordial, como comida, remédio, assistência medica, escola etc... Penalizada com essa situação, ele pensou em organizar uma equipe missionaria que gastassem sua vida em favor dos mais esquecidos da Igreja e da sociedade. 

E assim com a benção de Deus e da Igreja particular de Feira de Santana, na  pessoa do nosso querido e eterno pastor e benfeitor, Dom Silvério Albuquerque, surgimos na Igreja como nova família religiosa com o nome Instituto Missionário Servas do Senhor em Conceição do Jacuípe Bahia. 


Padre Edson homem muito dedicado e humano sempre nos dava formação não só com palavras mais com exemplo com tudo que nos ensinava, mesmo cansado em meio a tantos trabalhos nunca deixou de rezar conosco. O retiro mensal era sagrado sempre nos primeiros sábados do mês estava presente nos ajudando na reflexão.

Hoje agradeço muito a Deus por sua fidelidade, amor e dedicação.

“Eu vos escolhi como minhas filhas na caridade o nos bem que desejo fazer as pessoas; por isso, sois o eco do meu coração; não podendo me multiplicar para ir nas diversas partes fazer o bem a humanidade, faço-os por vosso intermédio, razão porque vos congreguei.”

Irmã Maria das Graças Moreira da Silva IMSS.

Live Vocacional - Vocação Sacerdotal

 


Estamos no mês Vocacional!

E teremos a cada Domingo, uma horinha para conversar com você sobre vocação! Muitas partilhas, testemunhos e histórias vocacionais. Neste Domingo, nosso bate papo será sobre VOCAÇÕES SACERDOTAIS, teremos a participação do Pe. Junior e do Seminarista Pedro Henrique. Não fique fora dessa!

Acompanhe pelas redes sociais (Facebook e Instagram) do Instituto das Irmãs Missionárias Servas do Senhor!

@missionariasservitanas 

#rezemosportodasasvocações

Fraternidade Santa Dulce dos Pobres.

 

Fraternidade Santa Dulce dos Pobres.

Cidade Bananeiras / PB

Fundada dia 06 de Março de 2022.








Ir. Viviane Melo, MsS
Data de Aniversário: 13 de Outubro
Data dos votos: 25 de Março de 2006
Graduada em Terapia Ocupacional

Ir. Rita de Cássia Pereira Ferreira, MsS

Data de Nascimento: 22 de Julho
Data dos Votos: 11 de Fevereiro de 1997

Ir. Andressa Lina dos Santos
Data de Nascimento: 23 de Fevereiro
Data dos votos: 16 de Janeiro de 2022.












História do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 


Irmãs Missionárias Servas do Senhor.

 A história das Irmãs Missionárias Servas do Senhor começou no dia 25 de Março de 1986, com um grupo de moças sob a orientação do Padre Edson Santana Oliveira, ou simplesmente padre Edson como todos os Paroquianos e amigos chamavam, carinhosamente até hoje para o povo de Conceição do Jacuipe/BA é padre Edson como para o povo de Feira de Santana é Monsenhor.

Homem que procurou sempre ter uma vida dedicada, totalmente voltada à evangelização e concentrada no atendimento dos mais pobres, de modo especial às crianças, fundando escolas paroquiais, atendimento aos surdos mudos, fundado postos médicos, curso de enfermagem e cursos para parteiras e práticas; o carinho para com o homem do campo, fundando casa de farinha comunitária e acolhendo a todos como verdadeiros filhos de Deus e o seu acolhimento especial aos ciganos. Foi reconhecido pela a pastoral dos nômades que lhe ortogou o titulo de Apostolo dos Ciganos. Sempre os colegas e o bispo diocesano de Feira de Santana, Dom Silvério Albuquerque, que deu a nossa primeira aprovação Canônica, Como Instituto Religioso. Afirmava que padre Edson é um padre diocesano com Espírito Missionário.

Padre Edson percorrendo todo o município de Conceição do Jacuipe e Amélia Rodrigues, Paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Lapa, recôncavo baiano, terras das usinas de açúcar e pregando em período de férias as Santas Missões populares na equipe dos freis Capuchinhos da Província de Nossa Senhora da Piedade, Bahia e Sergipe, indo assim ao encontro dos mais simples, dos pobres. Eis que descobre um mundo mais periférico ainda, o homem do campo- zona rural e os Ciganos que nada sabem do Evangelho e da Igreja vivem uma religião Supersticiosas, sem nenhuma assistência humana, no que é primordial, como comida, remédio, assistência medica, escola etc. Penalizado com essa situação, ele pensou em organizar uma equipe missionária que gastassem suas vidas em favor dos mais esquecidos da Igreja e da sociedade.

E assim, com a benção de Deus e da Igreja particular de Feira de Santana, na pessoa do nosso querido e terno pastor e benfeitor, Dom Silvério Albuquerque, surgimos na Igreja, como nova família religiosa com o nome de Instituto Missionário Servas do Senhor.

Diariamente, meditamos nas palavras do nosso fundador, padre Edson, depois Monsenhor e hoje Dom Edson, bispo Diocesano de Eunápolis, Bahia: “Eu vos acolhi como minhas filhas na caridade e no bem que desejo fazer as pessoas; por isso, sois o eco do meu coração; não podendo me multiplicar para ir a diversas partes fazer o bem á humanidade, faço-os por vosso intermédio, razão porque vos congreguei.”.

O Carisma e a Espiritualidade das Missionárias Servas do Senhor.

Vejo em Deus uma pessoa cheia de amor. Para mim Deus é total misericórdia, compassivo ao extremo, cheio de amor pela humanidade. E o gesto concreto do amor do Pai foi justamente Jesus Cristo que ele enviou ao mundo.

Ao Contemplo o Mistério da Encarnação, contemplo a Eucaristia, a cruz, vida, morte e Ressurreição de Jesus e me extasio diante de tanto amor de Deus por nós.

Apegando se também a Maria, Mãe e Serva, faço de tudo para dar uma resposta positiva a esse amor. Por isso procuro transmitir á equipe missionária uma espiritualidade Vigorosa: Cristocêntrica, Marial e Eclesial.

Cristocêntrica – devoção ao Coração Eucarístico de Jesus.

Marial- devoção ao coração Imaculado de Maria, como Mãe e Serva guardava no seu coração as palavras.

Ela nos ensina a Escutar e Adorar, Mãe, porque dando-nos Jesus, nos deu a vida, e oferecendo logo a vida de seu filho no calvário, nos gerou á vida  da graça.

Maria, Mãe e Serva é, pois, presença forte na minha vida e espero que seja para cada membro do Instituto.

Eclesial – Ser, pensar, sentir, agir com a Igreja.

As Irmãs Missionárias Servas do Senhor realizam sua vocação em fraternidade, em equipe, procurando testemunhar o Evangelho e a colocar-se a serviço de Deus e da humanidade.

Quem são os pobres e abandonados para as Irmãs Missionárias Servas do Senhor? São os menos atingidos pela presença da Igreja, dando preferência aos mais pobres materialmente e aos empobrecidos pelo sistema injusto e opressor em que vivemos. Por isso, os aspectos de denúncia das estruturas de pecado, o anúncio do Evangelho e a convocação para a união e organização em Comunidades eclesiais, devem ser marcantes em sua atividade missionária, de modo que possa emprestar sua voz aos que não têm voz e nem vez. Este compromisso da Irmã Missionária Serva do Senhor com os pobres parte de sua identificação com Jesus Cristo, que veio para Servir (Mc. 10,45). Foi essa a própria razão de ser da fundação do Instituto Missionário Servas do Senhor.

Também a Salvação que a Irmã Missionária Serva do Senhor anuncia não é só depois da morte. Lá será a plenitude, mas ela deve ser realizada e inaugurada aqui e agora.

A Evangelização é integral, atingindo não só a alma, mas o homem todo em todas as suas dimensões: Pessoal, familiar, Social, econômica, política, etc. Onde está o homem, aí está Jesus Cristo e seu Evangelho; foi aí que a Irmã Missionária encontrou o seu lema de vida: Humanizar e Evangelizar.

Outra característica marcante do trabalho da Irmã Missionária Serva do Senhor é o dinamismo Missionário. Esse dinamismo faz com que ela nunca para muito tempo em um mesmo lugar.

Chamemos essa atitude de “êxodo” Êxodo (saída, partida) é a desinstalação, desligamento de uma vida fácil, organizada e conhecida, rumo a algo novo, sem infra- estrutura e desconhecido. O êxodo é uma virtude da missionária, que não o deixa “criar raízes” em lugar nenhum da terra. Só criará no céu. Aqui é sempre peregrina de Deus.

 

Carisma.

“Testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-se a serviço de Deus e dos homens, inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor”.

 

 

Agosto Mês Vocacional 2022.


JESUS VIVE E É O SENHOR PARA GLÓRIA DE DEUS PAI!
 
“Cristo vive! Somos suas testemunhas”.

Como cristãos mensageiros da boa novos do Evangelho, e alcançados pela graça de Deus participamos da ação santificadora fazendo ecoar a presença Divina manifestando esperança, alegria e vida que vence a morte. 
    Para responder sim ao chamado de Deus e para perseverar na fé é necessário trilhar um caminho de intimidade com Deus que requer renuncia e esvaziamento total de si, assumindo a vontade Dele e a parti dessa experiência de ser totalmente livre penetrar na vida de Deus sem constrangimento. 

“E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós” (Rm 8,11) Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo é dádiva vivenciada pelos cristãos que libertos da escravidão do pecado edificam e crescem interiormente fazendo ressoar a harmonia de diversos dons emanando nas diversas culturas e em vários países o único e mesmo Deus.

 Vocação é dom é chamamento! Deus nos chama a viver o plano Divino de Salvação, é preciso caminhar livre e consciente por esse caminho que é Jesus. É preciso traçar o caminho de conversão e santificação, faz-se necessário voltar-se para luz que é Jesus, reconciliar com Deus e fazer a experiência que com Cristo somos mais que vencedores, afirmando com nosso testemunho que Ele estar no meio de nós.

 Ir. Maria Aparecida Azevedo da Silva