Ano Vocacional 2022/2023



 


O Ano Vocacional 2023
O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil deverá ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, finalizou a Comissão.

Os Santos Protetores do Instituto Missionário Servas do Senhor.




 

As Irmãs Missionárias Servas do Senhor, tem sua proteção sob Maria Mãe e Serva do Senhor, junto com seu esposo São José, os Santos Apóstolos, e tem por modelos os primeiros cristãos e os Santos Missionários, também a devoção a São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão que são a inspiração do carisma Servitana, Santa Teresinha do Menino Jesus e o Beato Zeferino Geménez Mala.

A Servitana, procura no cotidiano do apostolado ser como Maria Santíssima contemplativa na ação. Maria mulher da escuta e do sim consciente ela está no tripé da Igreja. Santidade: Exemplo de Serva. Virgindade: concebeu o filho de Deus, por obra do Espírito Santo. Virgem Mãe de Deus seu título mais conhecido. Maria do povo, Maria visita sua prima Izabel, Maria companheira de oração dos discípulos. Maria não é o centro e nunca quis ser, soube ocupar seu lugar. A festa de Maria com o título Mãe e Serva do Senhor celebra-se no dia 25 de março. Anunciação do Anjo a Maria.

São José a Sagrada Escritura não nos diz muito dele, mas sabemos que é filho de Jacó, prometido em casamento a uma jovem de Nazaré. É o pai adotivo de Jesus. Homem prudente, fiel, justo, humilde, manso, sereno e devoto. Sua profissão era carpinteiro. Conforme invocamos na ladainha, São José foi zelador e guarda defensor de Jesus Cristo. A festa de São José celebra-se no dia 19 de março.

São Francisco de Assis, nasceu na Itália, escolheu a pobreza como companheira. Fundou a ordem dos Franciscanos. Teve como uma de suas regras "observar o Santo Evangelho, viver da obediência da Castidade e não possuir absolutamente nada, e só dividir a pobreza". Este Santo nos é exemplo de quem viveu a radicalidade do Evangelho, amando a Cristo e a Igreja. Festa dia 04 de outubro.

São Domingos de Gusmão, nasceu em Caleruega hoje Espanha. Domingos sempre foi dedicado aos estudos. Destacou-se pela a inteligência, sempre praticava a caridade para com os pobres.  Na juventude sentiu o chamado para o sacerdote. Fundou a ordem dos Dominicanos. Entre seus carismas distinguiam-se competência científica, o Espírito de oração, temor de Deus e pregação muito bem fundamentada na Sagrada Escritura. Nos é exemplo de quem viveu a radicalidade do Evangelho com a busca incansável pela a verdade.

Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu na França. Teresinha frágil e doente desde criança, que ficou curada ao olhar e pedir a intercessão da Imaculada Conceição de Maria, de quem seus pais era devoto. Entrou para o Carmelo aos 14 anos com autorização do papa Leão XIII. Santa Teresinha levou a sério o caminho de perfeição escrito por sua fundadora Santa Tereza D'Ávila. Teresinha descobriu o caminho da perfeição e santidade através das pequenas coisas feitas com amor. Ela dizia: " Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela a salvação das pessoas devore nosso coração". Santa Teresinha nos é exemplo de quem viveu a radicalidade do Evangelho baseado no amor.

Beato Zeferino Geménez Malla, filho de ciganos Espanhóis. Não pode frequentar a escola, afim de ajudar no sustento da casa. Era artesão o seu afazer era confeccionar e vender cestas de vime. Casou ainda jovem segundo aos costumes ciganos. Mais tarde casou na igreja e recebeu o sacramento do matrimônio começou a participar com frequência das Santas Missas. Era mediador de paz entre os ciganos. Ao ficar viúvo dedicou mais a vida religiosa participando de vários movimentos católicos, era homem piedoso. Morreu com o rosário na mão proclamando a sua fé. "Viva Cristo Rei." Zeferino nos é exemplo de quem viveu a radicalidade do Evangelho no seu dia a dia.

Ao relembrar trechos da vida destes grandes homens e mulheres, que proclamaram sua fé numa vida pautada no Evangelho e escuta obediente da voz de Deus. Assumindo o compromisso recebido no dia do Batismo, sendo discípulos missionário, em diversos contextos e épocas diferentes, mas, com o mesmo objetivo: tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado. Para nós Servitana a vida destes santos inspira, impulsiona e entusiasma a continuar revelando a Paterna Bondade de Deus a humanidade.

 

Fonte: Devocionário das Irmãs Missionárias Servas do Senhor, 5º edição, com adaptação e complementação de Irmã Cristina Andrade Gomes, MsS.

 

 

Maria, Mãe e Serva do Senhor.


 

      “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra.” (Lc 1,38)

Meditando essa frase do Evangelho, Chiara Lubich escreveu: Para realizar seus planos, Deus precisa unicamente de pessoas que se entreguem a Ele com toda a humildade e a disponibilidade de uma serva. Maria – autêntica representante da humanidade, cujo destino é por ela assumido – com sua atitude abre completamente o caminho para a atividade criadora de Deus. Mas o termo “servo do Senhor” não era só uma expressão que indicava humildade; era também o título de nobreza atribuído aos que prestavam grandes serviços à história da salvação, como Abraão, Moisés, Davi e os profetas. Assim, utilizando essa mesma expressão, Maria afirma também toda a própria grandeza.

As Missionárias Serva do Senhor assim, como Maria, Mãe e Serva é chamada a ser contemplativa na ação no meio do mundo, servindo a Deus e ao povo. Vivendo uma vida de simplicidade e amorosidade para com aqueles que o senhor nos confia, aonde a Igreja precisar, revelando a todos a paterna bondade de Deus.

Tendo como espiritualidade: Vigorosa, Cristocêntrica, Marial e Eclesial. As Missionárias Serva do Senhor, são convidadas a inspira-se constantemente em Maria, Mãe e serva do Senhor, vivenciando aquilo que Nossa Senhora fez ao ouvir o chamado para ser mãe do Salvador. O seu sim, foi logo seguindo de serviço e amor ao próximo. Podemos contemplar este zelo pelo serviço da virgem Maria, logo quando recebeu a visita do anjo e soube da gravidez de sua prima Isabel. Colocando-se apressadamente para servir a sua prima que estava gravida e já era de idade avançada, (Lc 1;39.)

Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

 As Irmãs Serva do Senhor se esforçam, para viver esse versículo do Evangelho e acolher a Palavra de Deus, assim, como Maria fez: … com toda a disponibilidade, sabendo que não é de origem humana. Sendo Palavra de Deus, contém em si a presença de Cristo.

Também as jovens interessadas em ser Missionária Serva do Senhor, podem descobrir a presença de Deus em suas vidas e escutar aquela “palavra” que Ele dirige a cada uma que é chamada a ser serva, convidando-as a realizar na história, aqui e agora, a nossa pequena parte do seu grande desígnio de amor. É verdade que a nossa fragilidade, somada a uma impressão de não sermos adequados, pode nos paralisar. Então, lembremos da palavra do Anjo: “Para Deus nada é impossível” (Lc 37) e confiemos no seu poder, mais do que nas nossas forças.

 E com ativíssima prontidão coloque-a em prática, momento por momento. Respondendo sim ao chamado de Deus e o convite de ser Serva do Senhor tendo como modelo de verdadeira vocacionada a virgem Maria. Se você agir dessa forma, o mundo verá novamente Cristo passar no meio do povo. Perguntamo-nos: de que modo posso ser uma serva do Senhor? Resposta simples: Inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva: Eis -me aqui Senhor!

Que Maria, a mãe e Serva do Senhor interceda por todas nós e que o Senhor continue suscitando operários para vossa messe. Maria, mãe e Serva, rogai por nós! Amém.

 Ir. Jilmara Almeida Amorim, MsS.

Live Vocacional- Vocação Leiga e Catequista.


Gente, é isso mesmo, já estamos caminhando para o último domingo do mês vocacional! 

E para fecharmos com chave de ouro, teremos a participação de leigos engajados e comprometidos com o anúncio do Reino nas mãos diversas áreas pastorais da nossa Igreja!

Conecte conosco e não fique fora dessa! 


@missionariasservitanas 


Apostolado do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 



Jesus vive e é o Senhor! Para a glória de Deus pai!

 Nosso Apostolado

A palavra grega 'apostoloi' significa enviado. Faz referência ao chamamento que Jesus Cristo faz aos apóstolos para continuarem com a sua própria missão: anunciar o reino de Deus por todo o mundo. “vós sois o eco do meu coração” eis a frase que o Espírito Santo suscitou no coração do nosso fundador Dom José Edson, tendo intima relação com o desejo de nosso Senhor o mesmo deseja que aquelas que assumirem esta vida alcancem as mais diversas realidades para levar a humana divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A vida religiosa consagrada é uma das diversas vocações na Igreja, tão necessária quanto qualquer uma delas. Portanto, o apostolado das irmãs Servitanas na Igreja é indispensável para a propagação do reino de Deus. Como missão apostólica somos chamadas a ser “o sal da terra” e “a luz do mundo” e partindo deste princípio a serva de SENHOR deverá dar testemunho, pela palavra e pela vida, da mensagem de Jesus Cristo na realidade em que se encontra, no seu cotidiano. É por meio do apostolado que estamos presente nos mais diversos ambientes da sociedade de modo especial onde a igreja mais necessita.

Atualmente, nós estamos em cinco dioceses, e nessas desenvolvemos a missão em Três creches, duas instituições de longa permanência e três casas de missão pastoral.

“O apostolado exercita-se na fé, na esperança e na caridade, virtudes que o Espírito Santo derrama no coração de todos os membros da Igreja”

Portanto, Apóstolo é o cristão que se sente enxertado em Cristo, identificado com Cristo, é nesta constante busca que nós vivemos com intensidade a missão de devolver a dignidade humana daqueles que mais necessitam para então alcançar os seus corações com o evangelho vivo que é o nosso testemunho.

Ir. Viviane Melo,MsS

Saudação do Instituto Missionário Servas do Senhor!


 

Jesus Vive e é o Senhor! Para a Glória de Deus Pai! Fazendo  alusão da Saudação do Instituto com o mês Vocacional, 2022 que tem como tema: "Cristo Vive! Somos suas testemunhas" Lema: "Eu vi o Senhor!" Maria Madalena, viu o Senhor, e os discípulos e foram logo anunciar com muita alegria, sendo assim testemunhas do Cristo Ressuscitado.

"Cristo Vive!"  "Ele é nossa esperança e a mais bela juventude desse mundo!
Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida." Papa Francisco.
Um vislumbro da Glória e da majestade de Jesus vive  e é o Senhor, faz com que fiquemos fascinados por Ele, e revelam o quanto Ele é exaltado.

A Glória de Jesus, é o motivo pelo qual, Ele venceu o pecado e a morte. "Já estou crucificado com Cristo,  e vivo, não mais eu, mas Cristo que vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus." (São Paulo aos Gálatas).
Portanto,  nosso Pai Fundador, foi inspirado pelo Espírito Santo, ao escrever  essa saudação:..
Nós Irmãs somos bastante gratas a Dom José Edson.

Irmã Virgília Maia dos Santos MsS.

Live Vocacional- Vida Consagrada

 


Estamos caminhando para o Terceiro domingo do Mês Vocacional e você não pode perder essa! 

Estaremos prontas para um bate papo sobre a Vida Consagrada Religiosa, contando com a participação ilustre da nossa Madre Maria Ramos, da Irmã Viviane, da noviça Irmã Jamile e da nossa vocacionada Melissa.

Venha ouvir um pouco mais sobre o chamado dessas nossas irmãs que generosamente deram seu o SIM e da jovem que está buscando corresponder o seu chamado. Não fique fora dessa!

Venha ser Servitana, venha ser Feliz! 

.

.

.

@missionariasservitanas 

Lema de vida das Irmãs Missionárias Servas do Senhor.


 Jesus Vive e é Senhor, para a glória de Deus Pai.

O Instituto Missionário Servas do Senhor, apresenta sua espiritualidade e missão através do lema de vida que ocupa um lugar de destaque no quotidiano de cada irmã: “Humanizar e Evangelizar''. É esta a maneira pela qual vivemos o mandato de Cristo. Com um olhar atencioso podemos compreender que ao criar a humanidade, Deus nos amou por primeiro ( 1Jo 4, 19), nos constituiu cuidadores da criação, nos abençoou e na plenitude dos tempos fez-se Homem. Jesus, o verbo feito carne é para nós o “atendimento humanizado” e humanizador de Deus.

É Ele o Centro de nossa existência, de nossas buscas, de nossas respostas. Cada irmã Servitana abraça o ideal de, primeiramente, dignificar aqueles que são colocados por Deus em suas vidas nas diversas ações missionárias em que estão inseridas. Oportunizando, assim, uma experiência profunda com o Acolhimento Redentor, revelando-lhes a paternal bondade e o amor misericordioso de Deus Pai e sucessivamente apresentando a proposta de Jesus, o seu Evangelho, a caminhada de discípulo-missionário na Igreja.

A “humanização” é a restauração da dignidade (Imagem e Semelhança do Divino), o ser humano foi feito integral, e integral deve ser alcançado e liberto na e da realidade que lhe oprime, para viver definitivamente o que Deus nos outorgou por meio do Cristo, que é a verdadeira e perfeita dignidade. A evangelização não é apenas anunciar as grandezas de Deus mas também é conhecer de fato Seus propósitos revelados antes e durante toda a história humana, somos obra de sua criação, sendo assim pertencemos a Ele.

Deste modo, a exemplo de Maria, mãe e serva do Senhor, a Servitana compromete-se  a evangelizar através de uma ação missionária humanizadora, buscando sempre na oração força e sustento para ser para os pequeninos sinal da Misericórdia e acolhida Redentora.

Ir. Thays Fontineles MsS

Live Vocacional - Vocação Matrimonial

 

Domingo (14/08) será o nosso segundo encontro nas nossas redes sociais e o tema será a Vocação Matrimonial! 

Você é o nosso convidado! 

Marque aí na sua agenda, coloque seu celular para te recordar e vamos juntos meditar sobre a vida a dois, o matrimônio!

@missionariasservitanas

Carisma do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 


Jesus Vive e é Senhor, para a glória de Deus Pai.

A etimologia da palavra Carisma traz uma variedade de conceitos e interpretações, cada uma com suas especificidades e de modo particular, sua riqueza. A palavra vem do grego kharisma, que quer dizer Graça, Dom. Já o apóstolo Paulo dizia ser "o Dom da Graça de Deus". (1 cor 12,ss).  Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, (n° 160), "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém, para o bem do homens, (humanidade), para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja.

Falar de Carisma em nossa família Religiosa, é falar da força que impulsiona o projeto pastoral do então, Padre Edson, depois monsenhor Edson, o qual, como ele mesmo diz, não foi uma ideia isolada da cabeça dele, mas da gratuidade e Paterna Bondade do Senhor para com ele. E um grande testemunho do nosso Pai Fundador,  além da simplicidade e desprendimento, é  a confiança na Providência Divina. Dom Edson, como um Homem de Deus, que sempre buscou escutar e fazer a vontade do Senhor em sua vida, também de forma generosa, deu seu Sim a Deus, nos constituindo e nos congregando. 

 O Carisma do Instituto Missionário Servas do Senhor, é  "Testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-se a serviço de Deus e dos homens, inspirando constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor."  Somos chamadas, antes de  tudo, a nos tornar mulheres de Deus, pois tudo que realizamos, revelamos  de fato À quem pertencemos, Jesus Cristo! Uma característica própria da Serva, é a vida de Oração, a vida fraterna, a alegria da pertença, o acolhimento uma às outras,  e a incansável doação de si, sem reservas, aos irmãos necessitados, sempre tendo como inspiração, Maria Santíssima A Mãe e Serva do Senhor.

A convivência fraterna, expressão da Vida Comunitária, nos fortalece enquanto laços espirituais,  prevalecendo a relação de intimidade com O Senhor, pois somos animadoras umas das outras. E como diz nossa regra, "em tudo, podemos e devemos contar com nossas irmãs de ideal."

Peçamos ao Espírito Santo que infunda em nós cada vez mais , um profundo amor pela Mãe Igreja, pela propagação da nossa família Religiosa e pela humanidade.

Texto: Ir Lilian Menezes Souza, MSS

IMSS História de Amor a Igreja de Cristo.



 JESUS VIVE E É O SENHOR. PARA GLÓRIA DE  PAI.

Nós irmãs Missionarias Servas do Senhor começamos em 25 de março de 1986, com um grupo de moças sob a orientação de Padre Edson Santana Oliveira. Homem de oração, devoção a Maria, grande amor a Eucaristia e a Igreja. 

Procurou sempre ter uma vida dedicada totalmente voltada a evangelização e concentrada ao atendimento aos mais pobres. O carinho para com o homem do campo e o acolhimento especial aos ciganos. 

Ele no seu trabalho de evangelização descobre um mundo periférico, o homem do campo (zona rural)e os ciganos  nada sabe do Evangelho e da Igreja, vive uma religião supersticiosa sem nenhuma assistência humana, no que é primordial, como comida, remédio, assistência medica, escola etc... Penalizada com essa situação, ele pensou em organizar uma equipe missionaria que gastassem sua vida em favor dos mais esquecidos da Igreja e da sociedade. 

E assim com a benção de Deus e da Igreja particular de Feira de Santana, na  pessoa do nosso querido e eterno pastor e benfeitor, Dom Silvério Albuquerque, surgimos na Igreja como nova família religiosa com o nome Instituto Missionário Servas do Senhor em Conceição do Jacuípe Bahia. 


Padre Edson homem muito dedicado e humano sempre nos dava formação não só com palavras mais com exemplo com tudo que nos ensinava, mesmo cansado em meio a tantos trabalhos nunca deixou de rezar conosco. O retiro mensal era sagrado sempre nos primeiros sábados do mês estava presente nos ajudando na reflexão.

Hoje agradeço muito a Deus por sua fidelidade, amor e dedicação.

“Eu vos escolhi como minhas filhas na caridade o nos bem que desejo fazer as pessoas; por isso, sois o eco do meu coração; não podendo me multiplicar para ir nas diversas partes fazer o bem a humanidade, faço-os por vosso intermédio, razão porque vos congreguei.”

Irmã Maria das Graças Moreira da Silva IMSS.

Live Vocacional - Vocação Sacerdotal

 


Estamos no mês Vocacional!

E teremos a cada Domingo, uma horinha para conversar com você sobre vocação! Muitas partilhas, testemunhos e histórias vocacionais. Neste Domingo, nosso bate papo será sobre VOCAÇÕES SACERDOTAIS, teremos a participação do Pe. Junior e do Seminarista Pedro Henrique. Não fique fora dessa!

Acompanhe pelas redes sociais (Facebook e Instagram) do Instituto das Irmãs Missionárias Servas do Senhor!

@missionariasservitanas 

#rezemosportodasasvocações

Fraternidade Santa Dulce dos Pobres.

 

Fraternidade Santa Dulce dos Pobres.

Cidade Bananeiras / PB

Fundada dia 06 de Março de 2022.








Ir. Viviane Melo, MsS
Data de Aniversário: 13 de Outubro
Data dos votos: 25 de Março de 2006
Graduada em Terapia Ocupacional

Ir. Rita de Cássia Pereira Ferreira, MsS

Data de Nascimento: 22 de Julho
Data dos Votos: 11 de Fevereiro de 1997

Ir. Andressa Lina dos Santos
Data de Nascimento: 23 de Fevereiro
Data dos votos: 16 de Janeiro de 2022.












História do Instituto Missionário Servas do Senhor.

 


Irmãs Missionárias Servas do Senhor.

 A história das Irmãs Missionárias Servas do Senhor começou no dia 25 de Março de 1986, com um grupo de moças sob a orientação do Padre Edson Santana Oliveira, ou simplesmente padre Edson como todos os Paroquianos e amigos chamavam, carinhosamente até hoje para o povo de Conceição do Jacuipe/BA é padre Edson como para o povo de Feira de Santana é Monsenhor.

Homem que procurou sempre ter uma vida dedicada, totalmente voltada à evangelização e concentrada no atendimento dos mais pobres, de modo especial às crianças, fundando escolas paroquiais, atendimento aos surdos mudos, fundado postos médicos, curso de enfermagem e cursos para parteiras e práticas; o carinho para com o homem do campo, fundando casa de farinha comunitária e acolhendo a todos como verdadeiros filhos de Deus e o seu acolhimento especial aos ciganos. Foi reconhecido pela a pastoral dos nômades que lhe ortogou o titulo de Apostolo dos Ciganos. Sempre os colegas e o bispo diocesano de Feira de Santana, Dom Silvério Albuquerque, que deu a nossa primeira aprovação Canônica, Como Instituto Religioso. Afirmava que padre Edson é um padre diocesano com Espírito Missionário.

Padre Edson percorrendo todo o município de Conceição do Jacuipe e Amélia Rodrigues, Paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Lapa, recôncavo baiano, terras das usinas de açúcar e pregando em período de férias as Santas Missões populares na equipe dos freis Capuchinhos da Província de Nossa Senhora da Piedade, Bahia e Sergipe, indo assim ao encontro dos mais simples, dos pobres. Eis que descobre um mundo mais periférico ainda, o homem do campo- zona rural e os Ciganos que nada sabem do Evangelho e da Igreja vivem uma religião Supersticiosas, sem nenhuma assistência humana, no que é primordial, como comida, remédio, assistência medica, escola etc. Penalizado com essa situação, ele pensou em organizar uma equipe missionária que gastassem suas vidas em favor dos mais esquecidos da Igreja e da sociedade.

E assim, com a benção de Deus e da Igreja particular de Feira de Santana, na pessoa do nosso querido e terno pastor e benfeitor, Dom Silvério Albuquerque, surgimos na Igreja, como nova família religiosa com o nome de Instituto Missionário Servas do Senhor.

Diariamente, meditamos nas palavras do nosso fundador, padre Edson, depois Monsenhor e hoje Dom Edson, bispo Diocesano de Eunápolis, Bahia: “Eu vos acolhi como minhas filhas na caridade e no bem que desejo fazer as pessoas; por isso, sois o eco do meu coração; não podendo me multiplicar para ir a diversas partes fazer o bem á humanidade, faço-os por vosso intermédio, razão porque vos congreguei.”.

O Carisma e a Espiritualidade das Missionárias Servas do Senhor.

Vejo em Deus uma pessoa cheia de amor. Para mim Deus é total misericórdia, compassivo ao extremo, cheio de amor pela humanidade. E o gesto concreto do amor do Pai foi justamente Jesus Cristo que ele enviou ao mundo.

Ao Contemplo o Mistério da Encarnação, contemplo a Eucaristia, a cruz, vida, morte e Ressurreição de Jesus e me extasio diante de tanto amor de Deus por nós.

Apegando se também a Maria, Mãe e Serva, faço de tudo para dar uma resposta positiva a esse amor. Por isso procuro transmitir á equipe missionária uma espiritualidade Vigorosa: Cristocêntrica, Marial e Eclesial.

Cristocêntrica – devoção ao Coração Eucarístico de Jesus.

Marial- devoção ao coração Imaculado de Maria, como Mãe e Serva guardava no seu coração as palavras.

Ela nos ensina a Escutar e Adorar, Mãe, porque dando-nos Jesus, nos deu a vida, e oferecendo logo a vida de seu filho no calvário, nos gerou á vida  da graça.

Maria, Mãe e Serva é, pois, presença forte na minha vida e espero que seja para cada membro do Instituto.

Eclesial – Ser, pensar, sentir, agir com a Igreja.

As Irmãs Missionárias Servas do Senhor realizam sua vocação em fraternidade, em equipe, procurando testemunhar o Evangelho e a colocar-se a serviço de Deus e da humanidade.

Quem são os pobres e abandonados para as Irmãs Missionárias Servas do Senhor? São os menos atingidos pela presença da Igreja, dando preferência aos mais pobres materialmente e aos empobrecidos pelo sistema injusto e opressor em que vivemos. Por isso, os aspectos de denúncia das estruturas de pecado, o anúncio do Evangelho e a convocação para a união e organização em Comunidades eclesiais, devem ser marcantes em sua atividade missionária, de modo que possa emprestar sua voz aos que não têm voz e nem vez. Este compromisso da Irmã Missionária Serva do Senhor com os pobres parte de sua identificação com Jesus Cristo, que veio para Servir (Mc. 10,45). Foi essa a própria razão de ser da fundação do Instituto Missionário Servas do Senhor.

Também a Salvação que a Irmã Missionária Serva do Senhor anuncia não é só depois da morte. Lá será a plenitude, mas ela deve ser realizada e inaugurada aqui e agora.

A Evangelização é integral, atingindo não só a alma, mas o homem todo em todas as suas dimensões: Pessoal, familiar, Social, econômica, política, etc. Onde está o homem, aí está Jesus Cristo e seu Evangelho; foi aí que a Irmã Missionária encontrou o seu lema de vida: Humanizar e Evangelizar.

Outra característica marcante do trabalho da Irmã Missionária Serva do Senhor é o dinamismo Missionário. Esse dinamismo faz com que ela nunca para muito tempo em um mesmo lugar.

Chamemos essa atitude de “êxodo” Êxodo (saída, partida) é a desinstalação, desligamento de uma vida fácil, organizada e conhecida, rumo a algo novo, sem infra- estrutura e desconhecido. O êxodo é uma virtude da missionária, que não o deixa “criar raízes” em lugar nenhum da terra. Só criará no céu. Aqui é sempre peregrina de Deus.

 

Carisma.

“Testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-se a serviço de Deus e dos homens, inspirando-se constantemente em Maria, Mãe e Serva do Senhor”.

 

 

Agosto Mês Vocacional 2022.


JESUS VIVE E É O SENHOR PARA GLÓRIA DE DEUS PAI!
 
“Cristo vive! Somos suas testemunhas”.

Como cristãos mensageiros da boa novos do Evangelho, e alcançados pela graça de Deus participamos da ação santificadora fazendo ecoar a presença Divina manifestando esperança, alegria e vida que vence a morte. 
    Para responder sim ao chamado de Deus e para perseverar na fé é necessário trilhar um caminho de intimidade com Deus que requer renuncia e esvaziamento total de si, assumindo a vontade Dele e a parti dessa experiência de ser totalmente livre penetrar na vida de Deus sem constrangimento. 

“E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós” (Rm 8,11) Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo é dádiva vivenciada pelos cristãos que libertos da escravidão do pecado edificam e crescem interiormente fazendo ressoar a harmonia de diversos dons emanando nas diversas culturas e em vários países o único e mesmo Deus.

 Vocação é dom é chamamento! Deus nos chama a viver o plano Divino de Salvação, é preciso caminhar livre e consciente por esse caminho que é Jesus. É preciso traçar o caminho de conversão e santificação, faz-se necessário voltar-se para luz que é Jesus, reconciliar com Deus e fazer a experiência que com Cristo somos mais que vencedores, afirmando com nosso testemunho que Ele estar no meio de nós.

 Ir. Maria Aparecida Azevedo da Silva