Vocação.

VOCAÇÃO

 

Às vezes, as pessoas se perguntam: "O que é vocação?" Vocação; em sentido geral, é a aptidão ou a inclinação da pessoa para determinado ofício ou profissão. Num sentido mais específico, na Igreja, é o chamado, o apelo que Deus faz a cada pessoa para cumprir uma função ou serviço ou missão no mundo. A palavra vem do latim " VOCARE ou VOCATIO" que significa chamado, chamamento. Vocação é um chamado de Deus.

Quem chama é Deus. Não é a própria pessoa que "se chama" nem outra pessoa que a chama, contudo Deus pode usar de outra pessoa para concretizar o chamado. Ninguém "escolhe vocação nem para si nem para outro". A iniciativa é sempre de Deus. Cabe ao homem escutar, descobrir o chamado de Deus e estar disponível para seguir este chama do, seja ele qual for.

Leia na Bíblia as citações abaixo e perceba a reação de Abraão, de Moisés, de Samuel, de Jeremias, de Maria ... diante do chamado de Deus. Eles não se sentiram capazes e o chamado torna-se incômodo. Pouco a pouco Deus vai lhes revelando uma situação de desafio e preparando-os para assumir aquela missão em favor dos oprimidos.

Assim, foram descobrindo que aquela era a vontade de Deus na vida deles. Isto é vocação: Abraão (Gn.12,1-9); Moisés (Êx.3,1-14); Samuel (ISm.3,3-10); Davi (lSm.16,1-13); Jeremias (Jr.1,4-10); Maria (Lc.1,26-38); Apóstolos (Mt.4,18-22); Paulo (At 9,1-19).

Como Deus chama? Deus não chama diretamente. Ele usa meios ou mediações para chamar. As mediações que Ele usa são geralmente acontecimentos ou pessoas. Deus nos fala através da História. Precisamos estar atentos, "de antena ligada", para ouvir sua voz nos acontecimentos. Ex.: Quando percebo que determinados irmãos meus estão sofrendo porque têm uma necessidade e ninguém se dispõe a servi-los, esta percepção minha pode ser um chamado de Deus para eu me colocar a serviço deles. Deus muitas vezes se serve de pessoas para nos chamar. Exemplos bíblicos: Jesus chamou os apóstolos (Lc. 5,27-28); Felipe chamou Natanael (Jo. 1, 43-51); Ananias chamou Paulo (At. 9.17-19); os Apóstolos fizeram um sorteio entre eles e chamaram Matias (At. 1, 21-26). Faça uma pesquisa e você verá que muitas pessoas que trabalham na Igreja foram convidadas por outras.

Deus chama a todos. Não chama só os melhores, nem os mais santos, nem os mais capacitados. Ele é inteiramente livre ao chamar, não se prendendo a nenhum esquema ou mérito de ninguém. Portanto, ninguém deve gloriar-se, pensar que é melhor que os outros porque recebeu esta ou aquela vocação. A vocação sempre evidencia a incapacidade radical da pessoa para cumprir aquela missão que recebeu. Mas o mesmo Deus que chama capacita a pessoa.

O homem é livre diante do chamado de Deus. Deus propõe, não impõe. De fato, infelizmente, muitos responderam "não" ao chamado de Deus no decurso da História! (Mt 19,16-22). Mas não compensa seguir outro caminho, pois Deus, ao nos criar, já nos fez em vista da missão que no futuro iria nos confiar (Ef 1,3-6). Quando a pessoa corresponde ao chamado de Deus, sente-se "no seu lugar". Ao passo que, ao seguir outro caminho, sente-se como que "fora do eixo", deslocada.

O principal na vocação não é a pessoa chamada, mas a missão ou o serviço que Deus lhe quer confiar, que sempre é em benefício dos outros e não da própria pessoa. Vocação não é para proveito pessoal (levar vantagem), mas do povo. Egoísta não entra nessa por que Vocação o é desdobramento do amor. É amar com as mãos. De fato, sua vocação está onde você melhor serve a humanidade. Não tanto onde você "se realiza" melhor. Pois você se realiza (é feliz) onde serve melhor. Quando Deus chama uma moça para ser uma Missionária Serva do Senhor, é porque ela está preocupada com os pobres e abandonados aos quais se destinam as Servas do Senhor, não tanto com esta moça em si e sim com o outro. Deus não se conforma em ver as pessoas sofrerem, em ver seu Reino inacabado; é porque isso que continua chamando ... Mas é claro que quem responde ao chamado de Deus acaba ganhando  junto com cruzes e perseguições "cem vezes mais na terra e o Reino dos céus" (Mt 10,28-30).

A Missionária Serva do Senhor procura viver a vida da Igreja na confiança filial e ilimitada na Divina Providencia realizando sua Vocação em Fraternidade, em equipe, procurando testemunhar o Evangelho, colocando-se a serviço Deus e da humanidade.

 

Dom José Edson Santana Oliveira – Fundador

Livrinho Vocacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário