O religioso é chamado a testemunhar Cristo; ele é consagrado para a missão, e assim, deve ser no mundo, sinal profético...

 

 A vocação religiosa

 

A Vocação é um dom de Deus, concedido gratuitamente de forma particular para cada um. A primeira vocação que recebemos, é a vida, que devemos viver segundo à sua Vontade; a segunda por sua vez, é o chamado à santidade cristã. À vista disso, existe também as vocações especificas cristãs, cada uma com sua beleza, expressividade e função, todas provindas do Coração de Deus, da sua graça e bondade.

A Vocação Religiosa é um chamado de Deus ao homem ou mulher, para uma vida de entrega total de si, de doação e serviço, aos ensinamentos de Jesus Cristo e ao próximo. Todo chamado requer uma escuta sensível, um diálogo direto e uma resposta sincera, mas para isso, é necessário que estejamos com o coração aberto e façamos com a ajuda de alguém, as nossas descobertas, para que possamos realizar a vontade de Deus em nossa vocação, e para além disso, encontrarmos o sentido das nossas vidas e nos realizarmos interiormente.

 O religioso é chamado a testemunhar Cristo; ele é consagrado para a missão, e assim, deve ser no mundo, sinal profético, vivendo uma consagração total na vivencia dos Conselhos Evangélicos, que são os votos de Pobreza, Castidade e Obediência. No Voto de Pobreza, vivemos mais livres e desprendidos dos bens temporais, tornando-se disponíveis, para Deus, para a Igreja e para os irmãos. No Voto de Castidade, vivemos o amor sem exclusividade, sem predileções, sendo sinal de Deus no mundo. E no Voto de Obediência, imitamos a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.

O Papa Francisco nos diz na exortação Alegria do Evangelho: “onde estão os religiosos existe alegria”. Somos chamados, na Vida Religiosa, a experimentar dia a dia, em nossas Orações, na vivencia Fraterna e cotidiana, no Mistério Eucarístico que nos alimenta, nos Conselhos Evangélicos, e acima de tudo, co o nosso testemunho e coerência, com a maneira de nos relacionarmos com o outro, de acolher, revelar ao mundo que somos felizes, que nos realizamos dia após dia em Deus, que Ele nos preenche e amamos nossa vocação. Essa é a beleza da vida Religiosa, que nos encanta e nos propõe no meio do sacrifício pessoal, sermos instrumentos do seu Amor, fazer tudo por Amor à Cristo, sermos os porta-vozes da sua bondade e trilhar com perseverança e fidelidade o caminho de santidade. Não estamos sozinhos em nossa caminhada, temos como Modelo de vida, Jesus Cristo e sua Mãe Maria Santíssima, também os Santos Apóstolos e grandes Homens e Mulheres, contemporâneos aos nossos dias, que tantos lutaram, seguiram a vida testemunhando o Batismo, servindo à Cristo na pessoa do Pobre, dos marginalizados, dos excluídos, amando a todos e ajudando na construção do Reino de Deus. Se eles com tanto sacrifício conseguiram, nós também, com a graça de Deus, o faremos.

Lembremos sempre: O chamado do Senhor é atual. Ele nos chama todos os dias a segui-lO. Respondamos com carinho e generosidade a este chamado. “Eis aqui a serva do Senhor”


Irma Lilian Menezes Souza, Mss

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário