Palavra de Deus na Vida.

 



Vivendo a Palavra de Deus com amor

 

Bíblia Sagrada por Deus inspirada

Digna de ser lida e contemplada

Nela está a Boa Nova Revelada

Para toda criatura amada

 

Para viver a Palavra do Senhor

Exige disciplina e muito amor

Seguir o caminho do Salvador

Amar o próximo como Ele ensinou

 

A Missionária Serva do Senhor

Em sintonia com a Palavra do Criador

Ler, medita, contempla e alimenta

Diariamente da Palavra do Deus libertador

 

Palavra de Deus meditada

Vida Renovada

Fruto de quem deixa

A Palavra do Senhor no coração ecoar

 

Três dimensões da Palavra do Senhor

Ensinar, Advertir e Corrigir

A Serva vive a dinâmica desta Palavra

No seu apostolado com vigor

 

A Missionária deixa ser orientada

Pela a Palavra do Senhor,

Porque na vida dos Santos ela foi proclamada

E vivenciada tendo vidas transformadas

 

Palavra do Senhor doce de escutar

Suave como a brisa do mar

Anunciada para ouvir e praticar

Sem murmurar mais sim se alegrar

 

Às vezes parece dura

Que ao ler quer pular

Mais é através dela que o Senhor

Quer ti ensinar aos irmãos amar

 

Quem vive a Palavra do Senhor

Não fica só para si, e começa a partilhar

Pois, as coisas boas tem que semear

Em todo tempo e em todo lugar.


Ir. Cristina Andrade Gomes, MsS.

 

Testemunho das Leigas Francisca e Fernanda.

  Os leigos como as outras vocações colaboram para o crescimento da Igreja como um todo.

 

Vocação do Cristão Leigo e Leiga

 

Quem são os Leigos em nossa Igreja?  Qual o papel que exercem? Você Considera importante a atuação dos Leigos em nossa Igreja?

Esses são os questionamentos que muitos de nós Católicos fazermos em relação à vocação do Leigo.

            Na festividade de Cristo Rei no ano 2018, a CNBB instituiu o ano do Laicato, ou seja, o ano de pensar o Papel do Leigo dentro da Igreja, esse chamado de participar da Vida Eclesial. (O estudo nº 107 da CNBB) “Cristãos Leigos e leigos na Igreja e na sociedade”

            È Muito comum dentro da hierarquia da Igreja, pensarmos que os Leigos não possuem papel fundamental dentro da Igreja. Mesmo sabendo que são a maioria e que de certa forma é um dos sustentáculos que compõem o corpo místico da Igreja. A sua participação, missão é de grande relevância para as decisões pastorais e outros assuntos que envolvem a Igreja de modo geral.

             Os leigos como as outras vocações colaboram para o crescimento da Igreja como um todo. Talvez seja até pertinente pensar que Eles estão onde Presbíteros e Religiosos, devido a sua missão Congregacional são impedidos de está.

Os leigos são convidados em sua maioria a se doarem e se colearem a disposição da Igreja para difundir o Evangelho a onde quer que estejam. Porém ainda observamos Leigos que se contentam a cumprir o seu papel pela metade, se detendo apenas, a ir à Missa aos Domingos “são Cristãos de Domingo dias de festa, quando o verdadeiro chamado é a uma vida completamente Cristã” assim nos afirma: (João Antônio Johas Leão entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje).

            Neste Domingo em que a Igreja celebra IV Domingo do Mês de Agosto dedicado à vocação dos Leigos nos atermos a está realidade de ligar a vida de fé à vida Comum dentro dos nossos lares, escolas, trabalhos e faculdade e assim difundir o Evangelho a todos os povos e nações.

A Todos os leigos parabéns por fazerem parte do corpo místico da nossa Igreja e assim como foi proposto em 2018, ano do Laicato: Sejam luz e sal da Terra!

 Ir. Jilmara Almeida Amorim, MsS

Sou feliz por ser irmã Missionária Serva do Senhor.

 Vocação consagrada. Servir ao Senhor com Alegria.

Consagrados para servir e amar! Testemunho vocacional de Ir. Graça!



 Vocação Religiosa. "Vocação acertada Vida feliz."

O religioso é chamado a testemunhar Cristo; ele é consagrado para a missão, e assim, deve ser no mundo, sinal profético...

 

 A vocação religiosa

 

A Vocação é um dom de Deus, concedido gratuitamente de forma particular para cada um. A primeira vocação que recebemos, é a vida, que devemos viver segundo à sua Vontade; a segunda por sua vez, é o chamado à santidade cristã. À vista disso, existe também as vocações especificas cristãs, cada uma com sua beleza, expressividade e função, todas provindas do Coração de Deus, da sua graça e bondade.

A Vocação Religiosa é um chamado de Deus ao homem ou mulher, para uma vida de entrega total de si, de doação e serviço, aos ensinamentos de Jesus Cristo e ao próximo. Todo chamado requer uma escuta sensível, um diálogo direto e uma resposta sincera, mas para isso, é necessário que estejamos com o coração aberto e façamos com a ajuda de alguém, as nossas descobertas, para que possamos realizar a vontade de Deus em nossa vocação, e para além disso, encontrarmos o sentido das nossas vidas e nos realizarmos interiormente.

 O religioso é chamado a testemunhar Cristo; ele é consagrado para a missão, e assim, deve ser no mundo, sinal profético, vivendo uma consagração total na vivencia dos Conselhos Evangélicos, que são os votos de Pobreza, Castidade e Obediência. No Voto de Pobreza, vivemos mais livres e desprendidos dos bens temporais, tornando-se disponíveis, para Deus, para a Igreja e para os irmãos. No Voto de Castidade, vivemos o amor sem exclusividade, sem predileções, sendo sinal de Deus no mundo. E no Voto de Obediência, imitamos a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.

O Papa Francisco nos diz na exortação Alegria do Evangelho: “onde estão os religiosos existe alegria”. Somos chamados, na Vida Religiosa, a experimentar dia a dia, em nossas Orações, na vivencia Fraterna e cotidiana, no Mistério Eucarístico que nos alimenta, nos Conselhos Evangélicos, e acima de tudo, co o nosso testemunho e coerência, com a maneira de nos relacionarmos com o outro, de acolher, revelar ao mundo que somos felizes, que nos realizamos dia após dia em Deus, que Ele nos preenche e amamos nossa vocação. Essa é a beleza da vida Religiosa, que nos encanta e nos propõe no meio do sacrifício pessoal, sermos instrumentos do seu Amor, fazer tudo por Amor à Cristo, sermos os porta-vozes da sua bondade e trilhar com perseverança e fidelidade o caminho de santidade. Não estamos sozinhos em nossa caminhada, temos como Modelo de vida, Jesus Cristo e sua Mãe Maria Santíssima, também os Santos Apóstolos e grandes Homens e Mulheres, contemporâneos aos nossos dias, que tantos lutaram, seguiram a vida testemunhando o Batismo, servindo à Cristo na pessoa do Pobre, dos marginalizados, dos excluídos, amando a todos e ajudando na construção do Reino de Deus. Se eles com tanto sacrifício conseguiram, nós também, com a graça de Deus, o faremos.

Lembremos sempre: O chamado do Senhor é atual. Ele nos chama todos os dias a segui-lO. Respondamos com carinho e generosidade a este chamado. “Eis aqui a serva do Senhor”


Irma Lilian Menezes Souza, Mss

 

 

Vocação Matrimonial. Testemunho do casal Valdeci e Kátia.

 

Família Santuário da vida!

A Vocação familiar é o solo fértil de onde brotam todas as outras vocações da Igreja!

 

Vocação Matrimonial

 

A vocação matrimonial nasce do amor que se faz dom de uma presença, ou seja, uma pessoa passa a estar presente no interior da outra e a partir daí redefinem seus projetos de vida, reordenam seus afetos e relações para, então, formarem uma família. Rica de grande sentido e valor dentro da vocação cristã, deve dispensar grande discernimento daqueles que desejam abraçá-la, pois o matrimônio é uma íntima comunidade de vida e de amor. No documento Cristus Vivit, o Papa escreve que os “jovens sentem fortemente o chamado ao amor e sonham encontrar a pessoa certa com quem formar uma família” (259), e o sacramento do matrimônio “corrobora este amor com a graça de Deus, arraigando-o no próprio Deus” (260).

 

A vocação familiar é o solo fértil de onde brotam todas as outras vocações da Igreja, e apesar de trazer em si grande responsabilidades, não pode se tornar um receio. Aos jovens convidados à acolherem tão bela vocação o Papa diz “Quero dizer-vos…que vale a pena apostar na família e que nela encontrareis os melhores estímulos para amadurecer e as mais belas alegrias para partilhar. Não deixeis que vos roubem a possibilidade de amar a sério” (263).

 

Em tempos de grandes facilidades, conexões, mas também de grandes crises é de suma importância recordarmos o valor da vocação familiar. Já cantava a canção de Padre Antônio Maria: “É no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.” As famílias, sejam elas as mais jovens ou as que já caminham a mais tempo nessa vocação, não podem permitir que outros valores, outras ocupações roubem o lugar que lhe é próprio. A Pandemia, o isolamento fez grande parte das pessoas conseguirem passar mais tempo em suas próprias casas, com suas famílias e esse momento, apesar de todo sofrimento que vem causando em todo o mundo, precisa ser valorizado como uma retomada à estar juntos, à valorizar a quem amamos.

 

Irmã Thays Fontineles

Mensagem do fundador Dom José Edson.

"O Padre é expressão do amor de Deus."

Vocação Sacerdotal!

Padre!

 

Desafio de um amor libertador que integra liberdade! O sacerdote atraído por um chamado do próprio Cristo, impulsionado por uma força divina e com anseio de se doar por inteiro responde sim a vocação que Deus lhe confiou buscando dia após dia ser fiel ao sim dado quando se sentiu tocado por uma força maior capaz de virar pelo avesso uma vida aparentemente tranquila, soberana ou até mesmo pré-organizada por outrem ou ainda uma vida ainda confusa sobre o que fazer da vida.

 

A experiência viva de uma relação cotidiana com o Senhor exige renúncia, simplicidade, dedicação, persistência e amor. Para exercer o ministério com alegria, coragem e determinação é necessário momentos de oração pessoal com o Senhor, deixando-se transformar pela graça de Deus, meditando a cada dia os motivos de sua entrega na convicção de que escolheu a melhor parte.

 

O sacerdote in persona Christi (age na pessoa de Cristo). O catecismo da Igreja católica, parágrafo 1548 diz: No serviço eclesial do ministro ordenado, é o próprio Cristo que está presente à sua Igreja enquanto cabeça de seu corpo, pastor de seu rebanho, Sumo Sacerdote do sacrifício, mestre da verdade. O sacerdote é aquele que estar a serviço do povo de Deus seguindo o exemplo de Cristo que veio para servir e não para ser servido (Mc 10,45), é o pastor que oferece sacrifícios e intercede pelo povo, é gerador de vida reconciliada, ministro da paz, instrumento que com criatividade, justiça e serenidade conduz as pessoas para Deus e para a sua santíssima vontade.

 

O sacramento da ordem proporciona acontecer todos os dias várias vezes ao dia em todo o mundo o grande milagre: Hóstia e vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo: Corpo entregue, sangue derramado. Cristo nossa páscoa é presença real! Alimentamo-nos da fonte e do ápice da vida cristã porque o próprio Cristo institui o sacerdote. Parabéns para todos os sacerdotes!

 

Ir. Maria Aparecida A. da Silva, MsS.


Agosto Mês Vocacional.



Vocação.


Vocação.

VOCAÇÃO

 

Às vezes, as pessoas se perguntam: "O que é vocação?" Vocação; em sentido geral, é a aptidão ou a inclinação da pessoa para determinado ofício ou profissão. Num sentido mais específico, na Igreja, é o chamado, o apelo que Deus faz a cada pessoa para cumprir uma função ou serviço ou missão no mundo. A palavra vem do latim " VOCARE ou VOCATIO" que significa chamado, chamamento. Vocação é um chamado de Deus.

Quem chama é Deus. Não é a própria pessoa que "se chama" nem outra pessoa que a chama, contudo Deus pode usar de outra pessoa para concretizar o chamado. Ninguém "escolhe vocação nem para si nem para outro". A iniciativa é sempre de Deus. Cabe ao homem escutar, descobrir o chamado de Deus e estar disponível para seguir este chama do, seja ele qual for.

Leia na Bíblia as citações abaixo e perceba a reação de Abraão, de Moisés, de Samuel, de Jeremias, de Maria ... diante do chamado de Deus. Eles não se sentiram capazes e o chamado torna-se incômodo. Pouco a pouco Deus vai lhes revelando uma situação de desafio e preparando-os para assumir aquela missão em favor dos oprimidos.

Assim, foram descobrindo que aquela era a vontade de Deus na vida deles. Isto é vocação: Abraão (Gn.12,1-9); Moisés (Êx.3,1-14); Samuel (ISm.3,3-10); Davi (lSm.16,1-13); Jeremias (Jr.1,4-10); Maria (Lc.1,26-38); Apóstolos (Mt.4,18-22); Paulo (At 9,1-19).

Como Deus chama? Deus não chama diretamente. Ele usa meios ou mediações para chamar. As mediações que Ele usa são geralmente acontecimentos ou pessoas. Deus nos fala através da História. Precisamos estar atentos, "de antena ligada", para ouvir sua voz nos acontecimentos. Ex.: Quando percebo que determinados irmãos meus estão sofrendo porque têm uma necessidade e ninguém se dispõe a servi-los, esta percepção minha pode ser um chamado de Deus para eu me colocar a serviço deles. Deus muitas vezes se serve de pessoas para nos chamar. Exemplos bíblicos: Jesus chamou os apóstolos (Lc. 5,27-28); Felipe chamou Natanael (Jo. 1, 43-51); Ananias chamou Paulo (At. 9.17-19); os Apóstolos fizeram um sorteio entre eles e chamaram Matias (At. 1, 21-26). Faça uma pesquisa e você verá que muitas pessoas que trabalham na Igreja foram convidadas por outras.

Deus chama a todos. Não chama só os melhores, nem os mais santos, nem os mais capacitados. Ele é inteiramente livre ao chamar, não se prendendo a nenhum esquema ou mérito de ninguém. Portanto, ninguém deve gloriar-se, pensar que é melhor que os outros porque recebeu esta ou aquela vocação. A vocação sempre evidencia a incapacidade radical da pessoa para cumprir aquela missão que recebeu. Mas o mesmo Deus que chama capacita a pessoa.

O homem é livre diante do chamado de Deus. Deus propõe, não impõe. De fato, infelizmente, muitos responderam "não" ao chamado de Deus no decurso da História! (Mt 19,16-22). Mas não compensa seguir outro caminho, pois Deus, ao nos criar, já nos fez em vista da missão que no futuro iria nos confiar (Ef 1,3-6). Quando a pessoa corresponde ao chamado de Deus, sente-se "no seu lugar". Ao passo que, ao seguir outro caminho, sente-se como que "fora do eixo", deslocada.

O principal na vocação não é a pessoa chamada, mas a missão ou o serviço que Deus lhe quer confiar, que sempre é em benefício dos outros e não da própria pessoa. Vocação não é para proveito pessoal (levar vantagem), mas do povo. Egoísta não entra nessa por que Vocação o é desdobramento do amor. É amar com as mãos. De fato, sua vocação está onde você melhor serve a humanidade. Não tanto onde você "se realiza" melhor. Pois você se realiza (é feliz) onde serve melhor. Quando Deus chama uma moça para ser uma Missionária Serva do Senhor, é porque ela está preocupada com os pobres e abandonados aos quais se destinam as Servas do Senhor, não tanto com esta moça em si e sim com o outro. Deus não se conforma em ver as pessoas sofrerem, em ver seu Reino inacabado; é porque isso que continua chamando ... Mas é claro que quem responde ao chamado de Deus acaba ganhando  junto com cruzes e perseguições "cem vezes mais na terra e o Reino dos céus" (Mt 10,28-30).

A Missionária Serva do Senhor procura viver a vida da Igreja na confiança filial e ilimitada na Divina Providencia realizando sua Vocação em Fraternidade, em equipe, procurando testemunhar o Evangelho, colocando-se a serviço Deus e da humanidade.

 

Dom José Edson Santana Oliveira – Fundador

Livrinho Vocacional