Oração pelo Instituto

Senhor, protegei o nosso querido Instituto e conservai-o na existência até o fim dos tempos. Concedei-lhe dignos membros que promovam a vossa glória e se tornem ornamento do instituto. Fazei que sejamos de Norte a Sul, de Leste a Oeste, um só coração e uma só alma a quem e além do Oceano. Socorrei-nos para que todas as que vestem o hábito das Missionárias Servas do Senhor, ao separar-se daqui se encontre além, para seguir o Cordeiro entoando cânticos que somente as consagradas podem cantar. Amém!

Postulantado 2016

No dia 31 de Janeiro de 2016 as jovens Jamile, Erica e Lidiane entraram para o postulantado, mais uma etapa do processo formativo.

Deus abençoe vocês com a graça da fidelidade.






Oração pelas vocações

Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM.

Amém

O Brasão do Instituto




Maria Santíssima modelo e inspiradora para a servas do Senhor se mostra presente de braços abertos. Exemplo de mãe e mulher que se disponibilizou inteiramente ao serviço contribuindo para a salvação da humanidade. Testemunhou corajosamente e consciente da responsabilidade confiou incessantemente em Deus Pai dando seu sim: “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38)
         Mãos erguidas para receber o Espirito Santo. Espirito que fortalece, anima e encoraja dando sabedoria para tomar decisões e pôr em pratica. Acima da cabeça se encontra uma pomba fazendo chover sobre ela o Espirito santificador e os sete Dons do Espirito Santo ou frutos do Espirito que no batismo de Jesus desceu em forma de pomba (Lc 3,22), já no cenáculo desceu em forma de línguas de fogo quando estavam os apóstolos e Maria reunidos (At 2,3). Sendo filho de Deus quis ser batizado e testemunhar tudo aquilo que verbalizou na sua pregação na vida pública. Maria não iria fazer diferente nos ensina que só se dar e transmite aquilo que se tem! A Missionária Serva do Senhor é convidada a contemplar, meditar, venerar e amar a mãe do Senhor e renovar o seu sim dia após dia, convicta que é na humildade dos pequenos gestos e ações que o Cristo se manifesta impulsionando e encorajando para as águas mais profundas.
Foi abastecendo o ser com orações, simplicidade e atitudes que Maria entrou na história da salvação deixando seu legado de modo que só ela poderia fazer.
         O globo significa toda a humanidade. Maria olha e zela por todos sem exceção! Ela é Mãe de Deus e nossa mãe, os braços abertos além do que já falamos da disposição para receber as graças de Deus é também sinal de quem acolhe no seu regaço cada filho e filha assim como segurou Jesus recém-nascido em seus braços, ensinou dar os primeiros passos e mesmo aos pés da cruz enquanto todos fugiram ela se encontrava de pé e segurou novamente ao ser descido da cruz. Ela sabe as cruzes que cada filho carrega e por amor o seu olhar está voltado para nós homens e mulheres.
Maria representa para cada missionaria a mulher da acolhida redentora! Quem há exerceu melhor que aquela que acolheu em seu ventre o salvador? Ela foi a primeira a experimentar a gratidão de doar tudo o que tem, ou seja, se entregar inteiramente. Nos ensina que só é possível quando deixamos Deus agir nos tornando seu instrumento, se abrindo a sua santa vontade.
         “Humanizar e Evangelizar” é o lema de vida das Missionarias Servas Do Senhor. A nossa missão de evangelizar se concretiza na humanização daqueles que vivem à margem da sociedade, os humilhados e abandonados. Falar de Deus, seus ensinamentos e do seu desejo, que todos vivão com dignidade, se dar pela humanização. Ações que colaborem para integração no mundo moderno vivenciando cada instante na presença do Senhor, na certeza que ele é Senhor e autor de tudo de bom que nos rodeia, ele é o Rei dos reis (Fl 2,11). Isto é evangelizar com testemunho, colaborando para fazerem a experiência de um Deus presença, presente no irmão que proporciona uma intimidade maior através dos sacramentos, com o próprio Deus, sentindo o desejo de também colaborar com o plano divino da salvação transmitindo aos outros as alegrias de estar unido ao Mestre consciente de que a evangelização acontece quando se faz bem o que está ao alcance exercendo bem a vocação escolhida.
         O instituto está colocado sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe e serva do Senhor, São José e Dos santos apóstolos e tem por modelo os primeiros cristãos e os santos missionários (Reg §2) e cada um de seus membros nas suas fraternidades, na realidade que se encontra se empenha em valorizar o ser humano, independente da sua realidade, ajudando a resgatar o valor do bem tão precioso: A VIDA.


                                                           Ir. Maria Aparecida A. da Silva, MsS

Carta Pastoral – Ano da Misericórdia

Aos Reverendíssimos sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis leigos


Caríssimos Diocesanos,                                                                       
Dominus Tecum !                      
Neste início de Advento, desejamos um santo e feliz ano litúrgico. Que este novo ano nos dê a ocasião de melhor descobrir os tesouros do Evangelho e da fé católica, a fim de vivermos em Cristo de maneira cada vez mais perfeita.
Façamos nosso o voto de S. Paulo: «Que o Senhor vos dê, para vós próprios e na vossa relação com todos os homens, um amor cada vez mais intenso e transbordante, como o que temos por cada um de vós. “E que, assim, Ele vos estabeleça firmemente numa santidade sem mancha diante de Deus nosso Pai.» (1 Tes 3, 12-13)
Toda a liturgia do Advento é um imenso apelo à vinda do Salvador. Para se preparar para a grande chegada de Cristo, no dia de Natal, a Igreja Católica quis fazer preceder esta grande festa de um tempo destinado à oração e à penitência, simbolizado, entre outras coisas, pelos paramentos roxos. Este espírito de penitência é hoje um pouco esquecido. À fome espiritual de Deus corresponde a prática do jejum, que serve para melhor nos prepararmos para a oração. Na verdade, o nosso corpo, ao experimentar a sensação de fome, mostra-nos quanto a nossa alma deve aspirar a Jesus, nosso alimento espiritual. Foi por isso que a Igreja Católica instituiu o jejum do Advento para nos dispor a celebrar santamente a festa do Natal. O jejum deste tempo litúrgico, unido à oração mais intensa, suporta a vigília, a espera do Verbo encarnado.
Toda a oração e todo o esforço são proporcionais às capacidades de cada um e são igualmente dignos aos olhos de Deus. Podemos escolher, à nossa medida, outras penitências, um esforço de atenção aos outros, particularmente aos que estão mais próximos de nós, que partilham a nossa vida quotidiana.
O Papa Francisco proclamou para toda a Igreja, um Ano Jubilar, o Ano Santo da Misericórdia. Abrirá a Porta Santa, na Basílica São Pedro, em Roma, no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição e celebração dos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II. Quer o Papa manter viva a memória e as grandes intuições deste marcante acontecimento eclesial. O Ano Jubilar se concluirá com a Solenidade de Cristo Rei, no dia 20 de novembro de 2016. Em todas as dioceses do mundo, a abertura solene acontecerá no dia 13 de dezembro, na catedral diocesana.
O Ano Santo Jubilar tem suas raízes numa instituição do Antigo Testamento. É um ano marcado pelo perdão e pela reconciliação, para renovar o sonho de Deus de um mundo fraterno, sem exclusões e injustiças (cf. Lv 25,8-17). É marcado pelo júbilo: “será um ano de júbilo” (Lv 25,11). A alegria do Ano Santo é “a alegria do Evangelho”, no coração do qual encontramos Jesus Cristo, “o rosto da misericórdia do Pai”. “Com sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.” (MV 1).
Por que um Jubileu da Misericórdia? A misericórdia é a virtude que sintetiza o ser e o agir de Deus e, consequentemente, do cristão. O nome de Deus é misericórdia, diz o Papa. Por isso, “precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição de nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa humana, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.” (MV 2).
Como viver o Jubileu da Misericórdia? O lema do Jubileu já indica seu objetivo: “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36). Indico dois caminhos. Primeiramente somos convidados a contemplar a misericórdia de Deus em nossas vidas e na humanidade, manifestada em Jesus Cristo. Nos ajuda a acolhida da Palavra, sobretudo dos Salmos e Parábolas da Misericórdia. Esta contemplação nos leva à ação de graças a Deus e ao compromisso. Por isso, o segundo caminho é nos educarmos para a misericórdia como o modo de viver do cristão. Como nos diz o Papa, a Igreja deve ser “um oásis de misericórdia”. Esta se concretiza de muitas maneiras: na vivência das obras de misericórdia no cotidiano da vida; educar-se para o perdão e a acolhida como caminhos para a paz; aprofundar o sentido do sacramento da reconciliação; debruçar-se e ir ao encontro, com o coração, da miséria humana, como sugere a própria palavra “misericórdia”; erradicar da vida pessoal e social a corrupção, que “é uma obra das trevas” (MV 19); peregrinar até uma “porta santa”, como sinal de nosso caminho espiritual e obter as indulgências oferecidas pela Igreja. Oportunamente aprofundaremos estas indicações. 
Caríssimo diocesano desejo-vos que viva intensamente este tempo de alegria e na esperança da vinda de Cristo, nosso Salvador, rosto da misericórdia do Pai!
Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.
Afirmou o Papa Francisco: “Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes” ( Misericordiae vultus, 3).
Convoco a todos os meus diocesanos, Sacerdotes, religiosas, religiosos, seminaristas, os fiéis leigos, e de modo especial aos que fazem parte dos movimentos, serviços e pastorais, venham vestidos com a camisa que lhe identifique, para ser presença no dia 13 de dezembro às 9:00h, na catedral, onde terei alegria de abrir a Porta Santa. Será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança.
A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar limite ao amor de Deus que perdoa.
Neste Ano Jubilar, que a Igreja se faça eco da Palavra de Deus que ressoa forte e convincente, como uma palavra e um gesto de perdão, apoio, ajuda, amor. Que ela nunca se canse de oferecer misericórdia e seja sempre paciente a confortar e perdoar, Que a Igreja se faça voz de cada homem e mulher e repita com confiança e sem cessar: “Lembra-te, Senhor, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre” ( SL 24,6).

Fraternalmente, em Cristo e Maria, Mãe e Serva da Misericórdia,

Dom José Edson Santana Oliveira
Bispo diocesano de Eunápolis
                                                 Costa do descobrimento                                           
  


Eunápolis, 1º de dezembro 2015

Visita do fundador a Fraternidade de Araraquara

No Lar São Francisco





Fraternidade São Francisco de Assis


Fraternidade São Francisco de Assis


Missa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo 

Oração a Mãe de Deus

Mariaminha mãe e minha Senhora, eu vos dou a minh'alma e o meu corpo, a minha vida e a minha morte e tudo o que virá. 
Deposito tudo em vossas mãos, ó minha mãe. 
Cobri-me com vosso manto virginal e concedei-me a graça da pureza do coração, de alma e de corpo
Defendei-me com vosso poder de todos os inimigos, especialmente daqueles que escondem a própria maldade sob a máscara da virtude...
Ó lindo lírio, vó sois para mim o espelho, é minha mãe. 
Ó Maria uma espada terrível atravessou a tua santa alma; além de Deus ninguém sabe do vosso sofrimento. A vossa alma não se abate; é corajosa porque está com Jesus. 
Doce mãe, une o meu coração a Jesus, porque só então suportarei as provações e experiências e só em união com Jesus meus pequenos sacrifícios serão agradáveis a Deus.
Mãe dulcíssima, ensina-me a vida interior. Que a espada dos sofrimentos nunca me abata.
Ó virgem pura, derramai fortaleza no meu coração e velai por ele.
Amém

Súplica a Mãe e Serva do Senhor

Virgem Maria, sois a Serva do Senhor, porque vos submeteste à vontade divina a salvação de casa criatura humana. Fazei que nossas fraternidades missionárias e cada uma das irmãs sejam dóceis à vontade de Deus e continuem a missão salvífica de Jesus Cristo Nosso Senhor.
Sois bendita entre as mulheres, porque trouxestes ao mundo o filho de Deus com o vosso sim: o Verbo se fez carne e habitou entre nós.
Fazei que nossas irmãs Missionárias servas do Senhor gerem na fé novos cristão e sejam portadoras de Jesus.
Sois felizes porque acreditastes no anúncio do anjo. Fazei que nossas irmãs Missionárias servas do Senhor se sintam felizes por viverem a fé em Jesus Cristo e a testemunharem diante do mundo.
Sois a intercessora poderosa junto ao vosso Filho. Em Canaã, Jesus atendeu ao vosso pedido, embora não tivesse chegado a sua hora, a hora do início da pregação do Reino de Deus e a hora de sua morte na Cruz.
Ouça as súplicas de nossa família religiosa e leve-as ao vosso Filho Jesus Cristo - Verbo Encarnado.
Que o vosso Filho abençoe a cada Missionária Serva do Senhor nesse início de existência na Igreja como nova família religiosa, para que sejam construtoras da sociedade segundo as exigências do Evangelho.
Assim seja, Amém!


Dom José Edson Santana Oliveira

Bispo e Fundador

Quem é


                    Bispo de Eunápolis - BA

 

Dom José Edson Santana Oliveira

Nascimento: 03/11/1952 Local: Duas Serras - BA

Ordenações

  • Presbiteral: 18/01/1978 Local: Antas-BA
  • Nomeação: 12/06/1996
  • Episcopal: 08/09/1996 Local: Feira de Santana-BA
  • Posse: 12/10/1996




Estudos

  • Ensino Fundamental : Escolas Reunidas - Duas Serras, Ginásio - Sagrado Coração (Maristas) Sr. do Bonfim, BA, Centro Educacional N.S. das Graças, Tucano, BA
  • Ensino Médio : Aracaju, SE
  • Filosofia : Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, Lorena-SP.
  • Teologia : Universidade Católica de Salvador-BA.

Atividade Antes do Episcopado

"Professor do Colégio Estadual Severino Vieira, Salvador-BA; Vigário Cooperador da Paróquia Na. Sra. das Graças, Cidade Nova, Feira de Santana-BA; Vigário Ecônomo de Conceição do Jacuípe-BA; Coordenador dos Colégios Municipais de Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues; Fundador e Diretor da Escola Paroquial Dom Silvério Albuquerque, Conceição do Jacuípe-BA; Fundador do Instituto Missionário Servas do Senhor; Pároco de Senhor dos Passos, Feira de Santana-BA; Diretor Espiritual Diocesano do Encontro de Casais com Cristo, Coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana; Coordenador da Pastoral Diocesana; Representante do Clero junto ao Regional Nordeste 3; Membro da Comissão Regional do Clero do Nordeste 3; Membro do Conselho Universitário da UEFS; Secretário da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana-BA; Instituiu a Fundação dos Passos, Feira de Santana-BA."

Atividade como Bispo

"Diretor Regional do Encontro de Casais com Cristo; Vice-Presidente da Pastoral dos Nômades; Responsável pela Pastoral do Menor no Regional NE 3; Membro da Comissão da CNBB do V Centenário da Evangelização; Fundador do Instituto Missionário Servos do Senhor; Responsável da Pastoral da Criança; Presidente da Pastoral dos Nômades; Coordenador do Sub-Regional 4 do Regional NE 3."

Lema

"Dominus Tecum (O Senhor é contigo)."

Saudade...

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor"

(Romanos 8-38.39)

 Um anjo passou por nossas vidas e nos fez sentir a presença de Deus em cada gesto.
 Viveu sua consagração na doação total a Deus através dos mais necessitados, foi mãe, irmã, professora, EDUCADORA, uma mulher que fez história por onde passou. Não se deixou amedrontar quando as pedras que haviam no caminho tentaram a impedir, mas soube fazer das pedras alicerce para sua construção espiritual.

 Ir. Elizabeth Rita Maria Ventura - Obrigada por nos recordar que Deus é autor e principio de tudo que possa acontecer em nossa vida e que onde há um consagrado aí está a alegria.



27 de Fevereiro
22 de Abril de 2015








Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor
Romanos 8:38,39
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor
Romanos 8:38,39
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38,39
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38,39
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38,39

Casa Geral

Fraternidade
Casa de Retiro Sagrado Coração de Jesus
Diocese de Eunápolis - Costa do Descobrimento
Eunápolis - Ba

Rod. Br101 Km 715
Rosa Neto
CEP: 45.820-970
Cxp. 216
Tel. (73) 3261-9624 
Fanpage: https://www.facebook.com/irmasservasdosenhor/
Contato Vocacional: (73) 98113-5518 Ir. Josiene





Se você sente o chamado de Deus para viver a radicalidade do seu Batismo na vida consagrada, entre em contato conosco e venha fazer essa experiência de Vida Fraterna.